Inscrições abertas para novas oficinas de qualificação profissional

O programa também está capacitando 150 pessoas em outras oficinas, como a de penteados

A prefeitura de Cachoeiro está com 40 vagas abertas para duas novas oficinas de qualificação profissional: DJ e grafite. Elas são oferecidas a pessoas inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal.

As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), localizada junto ao Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, das 8h às 14h. Para frequentar as atividades, que serão realizadas de 12 a 15 de março, é necessário ter de 14 a 59 anos.

Aulas e materiais usados nas atividades serão gratuitos e, ao final, os participantes receberão certificados, que poderão ser apresentados em entrevistas e agregados ao currículo.

Essas oportunidades estão sendo oferecidas pela prefeitura de Cachoeiro, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), dentro do programa Acessuas Trabalho. O objetivo é permitir o acesso a novas oportunidades de qualificação, orientação para o mercado e geração de renda.

“Essa é uma forma de ampliar o acesso das pessoas atendidas pela rede de assistência social a conhecimentos que são valorizados pelo mercado, permitindo que elas possam ver abertas novas portas para geração de renda e para a melhoria da qualidade de vida”, acredita a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Outras onze oficinas em andamento

Outras 11 oficinas estão acontecendo ao longo de fevereiro. Começaram dia 12 e incluem aulas de teatro, criação de cartazes com CorelDRAW, montagem de bijuterias, criação de site, moda, penteados, legislação de empresa, informática prática e crochê, que somaram 150 vagas, já preenchidas.

O estudante Leandro Rosa, 18, foi um dos inscritos. “Achei essa iniciativa legal, bem interessante. Optei pela oficina de abertura e legislação de empresa e por teatro, porque podíamos escolher dois e esses foram os que mais me chamaram a atenção, que tive mais afinidade com os temas”, conta.

Já Shirlei Alves Dias, 19, fez a oficina de penteados e tendências, pois acredita que é possível conseguir oportunidades na área. “Gostei. Tem penteado que rende um dinheiro – R$ 100, R$ 200, até R$ 250. Eu gosto desse tipo de serviço e pretendo fazer outra capacitação na área, dessa vez, de maquiagem”.

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população.

Podem se inscrever no Cadastro Único: famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; famílias com renda mensal total de até três salários mínimos; ou famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas de governo.

Membros de famílias que se enquadrem nesses critérios devem buscar atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de casa.

Inscreva-se!
Oficinas de DJ e Grafite