Inscrições abertas para três oficinas on-line e gratuitas na área de educação

No total, serão 75 vagas para cada oficina
Foto: Ilustrativa

Estão abertas as inscrições para três oficinas, on-line e gratuitas, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio do Polo UAB Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes). As atividades ocorrerão entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro, de acordo com cada turma de cada oficina.

Os cursos são: “Uso Educacional do Canva”; “Metodologias Ativas: Educação Inovadora”; “Acessibilidade e Tecnologia” As aulas serão realizados por meio da da plataforma Google Meet. As turmas serão divididas em turnos matutino, de 9h às 11h, vespertino, de 14h às 16h e noturno, de 19h às 21h. No total, serão 75 vagas para cada oficina.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 18 de outubro por meio de formulário eletrônico (confira o cronograma ao final da página), conforme disponibilidade de horário para participação.

Podem se inscrever quaisquer profissionais de educação, das redes municipal, estadual, federal ou privada, que atuam em sala de aula ou na área administrativa, além de alunos do próprio Polo UAB.

A seleção se dará por ordem de chegada do formulário preenchido. Os selecionados serão contatados pela equipe responsável até o dia 22 de outubro, pelo e-mail informado no cadastramento de inscrição.

Os certificados serão emitidos pelo Ifes. Além de participar das oficinas, os interessados podem se inscrever nos cursos MOOCs, na plataforma do Ifes, para ter acesso aos materiais e atividades que serão utilizadas na oficina.

Sobre as oficinas

Uso Educacional do Canva

Conteúdo Programático: apresentação do Canva; conhecendo o Canva; funções do Canva para uso educacional; mapa mental; questionário; gráfico; infográfico; animação para as redes sociais; post para facebook; vídeo para as redes sociais; histórias em quadrinhos.

– Turma 1 – 25/10/2021, das 9h às 11h.

– Turma 2 – 26/10/2021, das 14h às 16h.

– Turma 3 – 27/10/2021, das 19h às 11h.

Metodologias ativas: educação inovadora

Conteúdo Programático: educação inovadora; metodologias ativas de aprendizagem; métodos ativos de aprendizagem; ensino híbrido e sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projeto; instrução por pares; método de caso; jogos e gamificação; compartilhe ideias.

– Turma 1 – 03/11/2021, das 9h às 11h.

– Turma 2 – 04/11/2021, das 14h às 16h.

– Turma 3 – 05/11/2021, das 19h às 21h.

Acessibilidade e Tecnologia

Conteúdo Programático: conceitos principais no contexto da inclusão; deficiências; barreiras e legislação; acessibilidade; tecnologia assistiva.

– Turma 1 – 08/11/2021, das 9h às 11h.

– Turma 2 – 09/11/2021, das 14h às 16h.

– Turma 3 – 10/11/2021, das 19h às 21h.