330 vagas

Inscrições para cursos on-line gratuitos na área de educação abrem nesta quinta (26)

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro ofertará mais 330 vagas para cursos on-line gratuitos do Programa Formação Pela Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A inscrição poderá ser realizada de quinta-feira (26) até o dia 7 de setembro, pela internet, na plataforma SIFE/AVA (fnde.gov.br/ava).

Depois disso, no dia 8 de setembro, das 7h às 19h, é necessário que sejam enviados, para o e-mail das tutoras correspondentes ao curso desejado, os seguintes documentos: print da inscrição realizada e relação com nome, CPF, telefone, e-mail e município onde reside para efetivação da matrícula.

O manual com as diretrizes para realização da inscrição poderá ser consultado, a partir de quinta-feira, no banner na página principal do site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). No documento, também estão os critérios para participação.

No total, serão ofertadas 330 vagas, sendo 110 para o curso Plano de Ações Articuladas, 110 para o curso Censo Escolar e 110 para o curso Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, os cursos serão online, com duração de dois meses, sendo setembro e outubro, e apresentarão carga horária total de 60h.

As vagas serão destinadas aos cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação – CME; Conselho Escolar – CCE; Conselho de Alimentação Escolar – CMAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – CACS/Fundeb) que atuem no segmento da educação básica e também para cidadãos que tenham interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Descrição dos cursos

Plano de Ações Articuladas – PAR: O Plano de Ações Articuladas é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

Censo Escolar: Aborda os principais assuntos relacionados ao Censo Escolar da Educação Básica, em especial o Sistema Educacenso, alcançando de forma rápida e eficiente as pessoas envolvidas.

Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE: O curso sobre o PDDE, instrumento de transferência de recursos às escolas públicas de ensino básico, visa fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, uma vez que a comunidade escolar pode se organizar para definir a utilização dos recursos repassados por meio do Programa. Explica também porque prestar contas dos recursos e descreve a relação entre o PDDE e o controle social.