Notícias

Inscrições para evento paralímpico seguem até a próxima quarta (18)

Será no próximo dia 21, com oficinas de tênis de mesa, vôlei sentado e atletismo (Foto: CPB)

Ainda dá tempo de garantir participação no primeiro evento em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro) que Cachoeiro receberá, no próximo dia 21, com atividades das 8h30 às 12h, na escola Centro de Ensino Lauro Pinheiro (Celp), no bairro Independência.

As inscrições para o evento, que será realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), podem ser feitas até quarta-feira (18), por meio do aplicativo Nosso Esporte Cachoeiro. Podem se inscrever crianças a partir de 7 anos, jovens, adultos e idosos, sejam paratletas ou não.

Serão realizadas oficinais de vôlei sentado, tênis de mesa e atletismo, com objetivo de ensinar, de forma lúdica, sobre esses esportes paralímpicos. Os inscritos receberão um kit com camisa, lanche e medalha de participação. Seis professores de educação física e 50 estagiários atuarão como instrutores nas atividades.

“Será uma oportunidade de conhecer sobre a diversidade da prática de esportes e promover a inclusão, o companheirismo e o espírito esportivo. Estes serão alguns dos legados que essa comemoração deixará aos participantes”, salienta o subsecretário de Esporte e Lazer de Cachoeiro, Rodolpho Maia.

Oficinas preparatórias

No último dia 4, foram realizadas oficinas preparatórias no Centro Interescolar Áttila de Almeida Miranda (CEI), no bairro Vila Rica, com objetivo de inserir os jovens no tema para que compareçam ao evento, que será realizado em várias cidades do Brasil, simultaneamente.

Cerca de 120 estudantes participaram de três oficinas de esportes paralímpicos como atletismo e arremesso de peso – de olhos vendados, para simular a deficiência visual – e o tênis de mesa – com movimentação adaptada, para que os estudantes pudessem entender como jogam os atletas paralímpicos.

Baixe o aplicativo Nosso Esporte Cachoeiro

Para quem ainda não possui o aplicativo Nosso Esporte Cachoeiro, basta acessar a loja virtual do celular, pesquisar “Nosso Esporte Cachoeiro” e fazer a instalação. Após a execução do programa, na página inicial, será solicitada a criação de um cadastro (login e senha) que facilita a inscrição nas atividades esportivas do município. Depois disso, a ferramenta estará pronta para o uso. Para se inscrever no evento paralímpico, clique em agenda esportiva, selecione o projeto e finalize a inscrição.