Vacina contra a Covid-19

Intervalo para dose de reforço em adultos é reduzido para 4 meses

Pessoas de 18 a 59 anos podem se dirigir ao ponto de vacinação mais próximo sem agendamento
Foto: Márcia Leal/PMCI

Pessoas de 18 a 59 anos podem tomar a dose de reforço contra a Covid-19 quatro meses após completarem o esquema vacinal (duas doses ou vacina de dose única) – e não cinco meses, conforme acontecia anteriormente. Trata-se de uma orientação operacional da Coordenação Estadual de Imunizações, diante da disponibilidade de doses em vários municípios, como é o caso de Cachoeiro.

A medida vale para quem se vacinou com qualquer imunizante – Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. A dose de reforço poderá ser feita com uma marca de vacina diferente da usada na primeira e na segunda aplicação.

Em Cachoeiro, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde). Nesta semana, também há pontos de vacinação itinerantes.

Na hora de se vacinar, é necessário mostrar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

“A dose de reforço é muito importante, sobretudo nesse cenário de surgimento de novas variantes do coronavírus. Estamos próximos das festividades de fim de ano, então reforçamos que os adultos aproveitam esse intervalo menor para se vacinarem”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Outros públicos

A aplicação da dose de reforço também segue ocorrendo em idosos a partir de 60 anos (após três meses da segunda dose), em trabalhadores da área de saúde (após quatro meses da segunda aplicação) e pessoas com imunossupressão (após 28 dias da segunda dose).

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.