Notícias

Ipaci participa de seminário sobre reforma da Previdência

Encontro oportunizou à equipe de Cachoeiro atualizar conhecimentos técnicos e de legislação

Atenta ao debate sobre a reforma previdenciária, a equipe do Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim participou neste mês do XI Seminário Capixaba de Previdência, cujo principal tema foi “O Futuro da Previdência dos Servidores Públicos”.

Realizado pela Associação Capixaba dos Institutos de Previdência (Acip), em Domingos Martins, o evento teve como objetivo discutir as questões atuais da agenda previdenciária, tanto local quanto estadual e nacional, e, ainda, avaliar as propostas e desafios que tratam dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Para a presidente do Ipaci, Cleuzei Miranda Smarzaro Moreira, estes encontros oportunizam o aprimoramento de conhecimentos técnico-administrativos e das legislações em vigor, além da troca de experiências entre os institutos de previdência.

O XI Seminário Capixaba de Previdência contou com a presença da especialista em Direito do Estado e autora do livro Previdência Social – Aspectos Práticos e Doutrinários dos Regimes Jurídicos Próprios, Magadar Rosália Briguet; do presidente da Fundação de Previdência Complementar Estadual (Preves), Alexandre Wernersbach; e do auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Marcelo Rodrigues da Rosa, entre outros.

Dentre os temas apresentados e debatidos, destacaram-se: os Impactos da Previdência Complementar para os municípios; cenários de Equilíbrio Financeiro e Atuarial no Curto, Médio e Longo Prazo; e contabilidade Patrimonial.

Participaram do evento dirigentes e técnicos dos institutos de previdência, representantes dos Tribunais de Contas Estaduais e do Ministério Público, procuradores da União, dos Estados e Municípios, docentes nas áreas financeiras, jurídicas e contábeis, entre outros.