A partir de 2022

Ipaci terá novo sistema eletrônico de gestão previdenciária

Segurados poderão realizar diversas ações pela internet, como prova de vida e simulação de benefícios
Foto: Montagem/PMCI

O Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) terá um novo Sistema Integrado de Gestão Previdenciária Municipal, que contará com oferta de serviços aos servidores municipais por aplicativo de celular. A cerimônia de assinatura do contrato com a empresa responsável pelo sistema foi realizada nesta sexta-feira (5), no Palácio Bernardino Monteiro. A previsão é de que operação comece a funcionar, em Cachoeiro, no início do ano que vem.

Entre as vantagens do novo sistema, está a possibilidade de realização de diversas ações pela internet, sem necessidade de deslocamento do segurado até o Ipaci, como recadastramento anual de dados. Por meio do aplicativo, os segurados também poderão fazer simulação de benefícios (como tempo de aposentadoria) e, no caso dos aposentados e pensionistas, prova de vida por meio de reconhecimento facial.

A empresa responsável pelo sistema também realizará um Censo Previdenciário no início de 2022, para obter uma atualização geral dos dados dos segurados. O primeiro censo ocorrerá, presencialmente, e a intenção é a de que os demais ocorram pela internet.

“O sistema tornará a gestão dos dados mais inteligente, o que é importante na prestação de contas aos órgãos de controle externo, e trará um conjunto de ferramentas para facilitar o acesso dos servidores às informações e aos serviços. Quem tiver dificuldade de acesso à internet também continuará sendo atendido”, explicou o presidente-executivo do Ipaci, Eder Botelho.

“Eu acho muito importante Ipaci e a Prefeitura de Cachoeiro obterem esses dados por meio do censo e isso se renovar de ano em ano. Aqueles que têm menos ligação com a internet terão um ponto de atendimento presencial, então, considero muito bom”, elogiou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cachoeiro de Itapemirim (Sindimunicipal), Marissol Silva Dalrio.

“A pauta da previdência dos servidores está em bastante evidência em nível nacional. Cachoeiro tem tido muita atenção com esse tema, principalmente, com a questão do cálculo atuarial e da prova de vida. Essa entrega é fundamental para proporcionar mais modernidade e eficiência às ações previdenciárias”, destacou o prefeito Victor Coelho.