Projeto Bairro Emprendedor

Itaoca recebe ação voltada para empreendedores e artesãos neste sábado (12)

Serviços da Sala do Empreendedor estarão disponíveis durante a ação
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) de Cachoeiro realizará, neste sábado (12), mais uma edição do projeto “Bairro Empreendedor”, desta vez, no distrito de Itaoca.

A ação acontecerá na rua Braz Vivacqua, Centro, próximo aos Correios, das 16h às 20h, com diversos serviços voltados a empreendedores formais e informais, como: alteração e baixa de CNPJ, emissão de boletos e orientações sobre acesso ao microcrédito, formalização e outros atendimentos realizadas pela pasta.

Além disso, será disponibilizada para os artesãos da região a realização do teste de aptidão para emissão da Carteira Nacional do Artesão. Com ela, o trabalhador manual tem isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda dos seus produtos, acesso à emissão de nota fiscal eletrônica gratuitamente e pode participar de feiras municipais, estaduais e nacionais.

Para a realização do teste, é necessário que o candidato leve documentos pessoais, como RG e CPF, uma peça do produto de cada tipologia do artesanato que domina; uma peça em produção, para que seja dada sequência na confecção e avaliada a técnica do profissional; além de fotos ou vídeo – de no máximo 3 minutos – que mostre o requerente produzindo cada peça.

“O principal objetivo do projeto Bairro Empreendedor é aproximar o cidadão dos serviços oferecidos pela prefeitura e seus parceiros. A formalização é sempre a melhor opção para quem deseja a prosperidade de seu empreendimento, pois, por meio dela, é possível contar com benefícios como acesso diferenciado ao microcrédito e emissão de nota fiscal”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli.

O projeto Bairro Empreendedor é uma iniciativa da Prefeitura de Cachoeiro em parceria com a Aderes e com o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).