Prevenção e tratamento

Janeiro Roxo: combate à hanseníase em destaque neste mês

Diante de sintomas, é necessário buscar primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

A conscientização sobre a prevenção da hanseníase está em evidência neste mês, com a campanha nacional Janeiro Roxo.

Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolve um trabalho permanente de combate à doença, que inclui ações educativas, busca ativa de casos desenvolvida pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e encaminhamento de pacientes ao Programa Municipal de Controle da Hanseníase para tratamento.

A doença é contagiosa ecausada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais e acarretar danos irreversíveis, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

De acordo com a Semus, é preciso ficar atento a sintomas como manchas, em qualquer parte do corpo, sem sensibilidade para calor, frio ou dor. Também é preciso observar dormência ou formigamentos em extremidades do corpo, que podem indicar comprometimento dos nervos. Outros sintomas são apresentação de pavilhão auricular noduloso (caroços), dificuldade no andar e perda da força em algum membro.

Diante desses sinais, é necessário buscar atendimento, primeiramente, na UBS mais próxima de casa.

Após avaliação inicial, em casos suspeitos, o paciente é direcionado para a realização de exames diagnósticos.

O tratamento pode variar de seis a 12 meses e as medicações são gratuitas, oferecidas pelo SUS. Seguindo o tratamento e fazendo o uso da medicação, a pessoa doente deixa de disseminar os bacilos causadores da doença em poucos dias.

“É muito importante que as pessoas busquem ajuda médica nas UBS se identificarem os sintomas ou se estiverem em dúvidas em relação aos possíveis sinais. O diagnóstico e o tratamento precoces evitam sérios danos causados por essa enfermidade. Nossas equipes são capacitadas para prestar o devido atendimento”, ressalta o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.