Jogos Paralímpicos de Cachoeiro reuniram representantes de nove instituições

Futsal foi uma das modalidades do evento, realizado nesta sexta (6), na Apae de Cachoeiro
Foto: Divulgação/PMCI

A manhã desta sexta-feira (6) foi animada e repleta de atividades esportivas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no bairro São Geraldo, onde foi realizada a segunda edição dos Jogos Paralímpicos de Cachoeiro. Aproximadamente, 250 alunos e professores de nove instituições convidadas estiveram presentes.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), teve como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência pela prática esportiva. Em formato de festival, foram realizadas atividades nas modalidades de atletismo (corrida, salto e arremesso), futsal, tênis de mesa e apresentações de karatê e judô.

O professor de educação física da Apae de Iúna, Weliton Virgílio, reforçou a importância de eventos esportivos como este para os alunos. “Este é um torneio onde todos saem campeões, porque esse é o objetivo. Além de praticar esporte, nós conseguimos promover uma interação e socialização entre eles. É um momento de confraternização. Todos gostaram, elogiaram e já estão perguntando quando será o próximo. Foi um evento muito bonito”, afirmou.

“É muito bom ver essa interação entre eles e passar esta mensagem para as pessoas, que eles também são capazes. Esperamos nos envolver, cada vez mais, com essa necessidade de praticar esportes, porque todos gostam muito, além de ser extremamente importante. Agradecemos o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte”, ressalta a presidente da Apae de Cachoeiro, Wilma Campos.

“Estamos oportunizando e apoiando, cada vez mais, ações e eventos esportivos de inclusão, como os Jogos Paralímpicos. Tivemos alunos de diversas instituições, de Cachoeiro e região, e conseguimos promover o lazer e a interação entre eles, através do esporte”, disse o consultor interno da Semesp, Rodolpho Maia.

As instituições participantes foram: Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e do Sul do ES (Apaches); Pestalozzis de Itapemirim e de Mimoso do Sul; equipe Paralímpica de Itapemirim; equipe de Karatê Jaraguá Tênis Clube; Apaes de Muniz Freire, Marataízes, Iúna e Cachoeiro.