11 mortes

Julho de 2021 foi o mês menos letal da pandemia em Cachoeiro

Dados indicam que vacinação tem contribuído para a diminuição de casos graves e óbitos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim fechou o último mês de julho com 11 mortes por Covid-19. O número é menor do que o de maio de 2020 (13), primeiro mês em que o município registrou óbitos causados pela doença, conforme dados do Painel Covid-19 – Estado do Espírito Santo.

Os números de julho também representam uma queda abrupta em relação aos últimos meses – desde outubro de 2020 a quantidade de óbitos mensal não ficava abaixo de 20. Em junho, o número de óbitos registrados foi 42. O mês mais letal da pandemia foi abril de 2021, com 70 mortes.

Por outro lado, o número de casos confirmados foi maior do que os do primeiro mês da pandemia com óbitos registrados: 842 em julho deste ano, contra 570 de maio de 2020. Esses dados indicam que a vacinação já está contribuindo para a redução do número de mortes.

“A vacinação tem grande influência na redução de casos graves e óbitos. Mesmo que uma pessoa vacinada seja infectada, a possibilidade de desenvolver as formas mais graves da Covid-19 ficam muito reduzidas”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Ainda assim, o número elevado de pessoas infectadas preocupa. A faixa etária com o maior número de casos confirmados é a de 30 a 39 anos, que foi incluída na campanha de imunização só recentemente.

“Mesmo pessoas vacinadas podem se infectar com o coronavírus e transmitir para outras pessoas. Todos precisam continuar observando as medidas sanitárias. Além disso, quem tomou a primeira dose não pode vacilar e deixar de tomar a segunda”, complementa o secretário.

Risco baixo

Nesta segunda-feira (2), pela quinta vez consecutiva, Cachoeiro inicia mais uma semana com classificação de risco baixo. Apesar da tendência de queda dos indicadores, os cachoeirenses precisam continuar cumprindo, com rigor, as medidas e regras sanitárias, para que se evite uma piora do quadro pandêmico.

“A Prefeitura de Cachoeiro tem se esforçado para cumprir o seu papel, fiscalizando o cumprimento das medidas restritivas e de e de uso obrigatório de máscara em estabelecimentos comerciais e nas ruas, além de realizar ações de conscientização. Mas precisamos que a população continue nos apoiando nesta luta contra a pandemia”, alerta o vice-prefeito Ruy Guedes, que coordena o Sistema de Comando de Operações (SCO) para combate à Covid-19 em Cachoeiro.