Modernização

Lançado edital para construção de novo centro de eventos no Parque de Exposição

Novo pavilhão terá mais de 9 mil metros quadrados

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lançou, nesta quarta-feira (1), edital de concorrência pública para contração de empresa que executará obras de reforma e adequação no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto. A intervenção visa a retirada dos atuais pavilhões para a construção de um novo centro de eventos.

O objetivo é proporcionar melhores condições de uso do principal espaço de eventos de Cachoeiro, que apresenta sinais de deterioração. Entre os eventos realizados anualmente no local estão Feira de Negócios, ExpoSul Rural, Feira da Bondade, Cachoeiro Stone Fair e Festa de Cachoeiro.

Com as obras, os atuais dois pavilhões serão substituídos por um espaço único de 9.600 metros quadrados. O projeto prevê novas instalações de concreto e madeira e novos revestimentos no piso. Também haverá obras de nivelamento e readequações nos banheiros e estruturas sanitárias.

O valor total da obra foi orçado em R$ 8.986.535,60 – recursos oriundos de emenda parlamentar federal, com contrapartida de R$ 1.367.674,73 do município.

A sessão de licitação ocorrerá em outubro. A empresa ganhadora terá prazo de 150 dias para conclusão, a contar da ordem de serviço.

Segunda etapa prevê centro de convenções

Uma segunda etapa das obras no Parque prevê a construção de um centro de convenções anexo ao centro de eventos. Será um edifício com dois pavimentos de 84×36 m, totalizando, aproximadamente, 6.000 metros quadrados, que deverá contar com auditório multiuso com capacidade para 2 mil pessoas. A realização dessa segunda etapa ainda está na fase de estudos iniciais.

“Essa obra é bastante importante. A revitalização do Parque é muito necessária. Um dos pavilhões, inclusive, caiu após fortes chuvas, em 2019. Trata-se de um grande investimento no principal espaço de eventos de Cachoeiro”, afirma o secretário municipal de Obras, Rodrigo de Almeida Bolelli.

“Na condição de referência e polo regional, Cachoeiro merece um centro de eventos grande e moderno, como o que projetamos. É um investimento que vai gerar novos investimentos, movimentando os setores de eventos, negócios e inovação na nossa cidade e em toda a região sul capixaba”, disse o prefeito Victor Coelho.