Lares de idosos receberam vacinação contra gripe no domingo (22)

Foram imunizados cerca de 120 idosos
Foto: Márcia Leal/PMCI

No domingo (22), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vacinou contra gripe (Influenza) idosos assistidos nas instituições de longa permanência de Cachoeiro.

Foram imunizados cerca de 120 residentes de quatro instituições: Lar Nina Arueira, Lar João XXIII, Lar Adelson Rebello e Vila Aconchego.

De acordo com a Semus, a vacinação foi priorizada, nestes locais, porque parte dos idosos está acamada e tem condições de saúde que os tornam mais vulneráveis a complicações da doença.

A campanha nacional de vacinação começou, oficialmente, nesta segunda-feira (23). Na primeira etapa, o público-alvo são os idosos e trabalhadores da área da saúde.

A imunização foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus. A dose contra a gripe não imuniza a população contra a covid-19, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico, porque os sintomas das duas doenças são parecidos.

“Na semana passada, instruímos as instituições de longa permanência sobre as medidas preventivas relacionadas ao novo coronavírus. Agora, complementamos o trabalho de proteção a esse público, que é muito vulnerável, antecipando a vacinação nesses estabelecimentos”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.