Incentivo cultural

Lei Rubem Braga divulga lista de projetos culturais contemplados

Área de cinema, fotografia e vídeo teve quatro propostas aprovadas

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), divulgou nesta quinta-feira (10) a lista dos projetos culturais selecionados no edital de 2019 da Lei Rubem Braga. São 32 propostas contempladas em 11 segmentos, dentre as 84 inscrições habilitadas.

Cada proponente receberá até R$ 18 mil para a realização do projeto. No total, a Semcult disponibilizou R$ 590.708,01 para investimento nos projetos e pagamento dos 11 avaliadores de cada área, também selecionados por meio de edital.

Nos últimos dois anos, 60 projetos foram aprovados, totalizando um investimento superior a R$ 1 milhão na produção cultural cachoeirense.

“A Lei Rubem Braga é o principal instrumento de incentivo a cultura em Cachoeiro, sendo referência em todo o Espírito Santo. Neste ano, tivemos um recorde de candidatos habilitados, o que mostra o amadurecimento técnico dos proponentes, que tiveram oficinas de preparação viabilizadas pela Semcult”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

A relação completa das notas e classificação de cada candidato será publicada na edição desta sexta-feira (11) do Diário Oficial do Município. Confira abaixo a lista dos selecionados em cada segmento:

Karyna Bahiense Barros – Ruínas capixabas: uma viagem pelo tempo
Luan Faitanin Volpato – Site da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim
Paula Ferreira dos Santos – Projeto de Áudio Turismo de Cachoeiro de Itapemirim

Preservação e Restauração de Acervo e Patrimônio Histórico e Cultural de Museus e Centros Culturais
Karyna Bahiense Barros – Minha cidade, meu hábitat – Acervo fotográfico da expansão urbana e a degradação ambiental de Cachoeiro de Itapemirim
Joana D’Arc de Oliveira – Nova sede do Centro Cultural popular Mártir São Sebastião

Cinema, Fotografia e Vídeo
Júlio César Pires – Labor: Pescadores do Espírito Santo
Programa de Promoção e Assistência Social Casa Verde – VIII Concerto de Natal – Gravação do DVD
Ana Clara Ramos de Lima – 1ª Mostra Luz Del Fuego de Mulheres Brasileiras na Fotografia
Karyna Bahiense Barros – I Mostra de Cultura Ambiental – Cineclube Rota dos Parques

Teatro, Circo e Ópera
Leonardo Dariva Veiga Gomes – Por detrás das coxias
Maria Júlia Tosta Canzian Sobral – Festival de cenas curtas
Marco Antônio Reis da Silva – Nó5
Luiz Carlos Cardoso Suzano Junior – Territórios – Teatros Latinos

Luiz Carlos Cardoso Suzano Junior – Verbinho
Israel Guimarães Bittencourt – Saturno é um garoto
Leonardo Dariva Veira Gomes – Com prosa e memória se faz um cesto de histórias
Ana Claúdia Souza Fonseca Ferreira – Projeto incentivo à leitura: eu vejo, eu ouço. Logo escrevo!

Aroldo Alli Sampaio – Instrumental Vol. 2
Programa de Promoção e Assistência Social Casa Verde – 5ª Sinfônica – Temporada de Concertos 2020
Projeto Bem me Quer Feliz – Oficina de Música
Lohrayne da Silva Mariano – EP “Desabrochar” – LILOH

Artesanato
Karyna Bahiense Barros – Workshop de Arte MUSA – Mulheres Unidas em prol da Sustentabilidade no Artesanato
Ana Cláudia Souza Fonseca Ferreira – Brincar de Montar

Artes Plásticas, Artes Gráficas e Filatelia
Nathália Dias Maciel Campos – Tipos Latinos em Cachoeiro
Horácio Luiz da Silva – Mostra de Jogos – Cachoeiro

Folclore e Capoeira
Maria Laurinda Adão – Roda do mês
Luan Faitanin Volpato – Folia de Reis Missão Divina: fé e devoção aos reis magos
Marco Antônio Reis da Silva – Histórias miúdas em lugares incomuns ou histórias incomuns em lugares miúdos

Carnaval
Poliana Gava – Carnaval cultural de Burarama
Ana Isabel Barbosa Albernaz da Silva – Oficina de casais de Mestre Sala e Porta Bandeira – a flor e o beija flor.

Dança
Luiz Carlos Cardoso Suzano Junior – Territórios – Danças Latinas