On-line

Lei Rubem Braga: mostra de espetáculos de teatro e dança recebe inscrições

Cachês da Mostra Territórios – Teatros e Danças Latinas podem chegar a R$ 1,5 mil
Foto: Adrián Guajardo

Desta quarta-feira (1) até o próximo dia 12 de setembro, estarão abertas as inscrições de espetáculos capixabas para a Mostra Territórios – Teatros e Danças Latinas. O evento on-line acontecerá em novembro, sendo organizado pelo Grupo Anônimos de Teatro, com recursos de edital da Lei Rubem Braga lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

Serão selecionados cinco espetáculos teatrais e três de dança, de até 30 minutos, registrados em vídeo, adaptados ou criados para serem apresentados virtualmente. Haverá cachê de R$ 1.250 para cada um dos projetos de teatro e de R$ 1,5 mil para os espetáculos de dança.

Os proponentes precisam ser maiores de 18 anos e residentes no estado do Espírito Santo. Para se inscrever, os artistas, grupos ou coletivos deverão acessar o site www.projetoterritorios.com e clicar no link com o regulamento e ficha de inscrição.

Segundo o ator e produtor Luiz Carlos Cardoso, diretor do Grupo Anônimos, a mostra abrange diversos territórios de criação, abrindo espaço para reflexões sobre temas em comum entre os artistas da América Latina.

“Nosso grupo tem forte ligação com a cultura latina. Já nos apresentamos em diversos países, temos amizades muito fortes com criadores e produtores no México e na América do Sul. Com esta mostra, estamos mais uma vez gerando um intercâmbio, uma troca de conhecimento entre quem está lá e quem está produzindo aqui, em Cachoeiro e em todo o Espírito Santo”, comenta.

Além da exibição de espetáculos, a Mostra Territórios – Teatros e Danças Latinas contará com a realização de oficinas, jam sessions, entrevistas e rodas de conversa – tudo gratuito e on-line.

Novo edital da Lei Rubem Braga

A Semcult está preparando um novo edital da Lei Rubem Braga, que deverá ser lançado nos próximos meses. Serão investidos R$ 650 mil, valor destinado ao pagamento dos proponentes e dos avaliadores dos projetos culturais.

“A Lei Rubem Braga é dos principais mecanismos municipais de fomento à cultura do Espírito Santo. Ano passado, por conta da pandemia, tivemos que cancelar o edital, mas lutamos muito e conseguimos a aplicação de mais de R$ 1 milhão em recursos emergenciais para a cultura, por meio da Lei Aldir Blanc. Estamos bem próximos de lançar o edital da LRB de 2021, o que é muito significativo de uma retomada do setor, em meio a uma situação ainda muito desafiadora”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Mostra Territórios – Teatros e Danças Latinas
Inscrições: 1 a 12 de setembro
Onde: www.projetoterritorios.com
Cachês: de R$ 1.250 a R$ 1.500, para espetáculos de teatro e dança produzidos no Espírito Santo