Notícias

Arte urbana

Lei Rubem Braga: painel artístico no Centro alerta sobre violência contra a mulher

Dois grandes olhos femininos estampam paredão na Linha Vermelha
Foto: Patricia Pim/PMCI

Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Centro de Cachoeiro ganhou, com apoio da Lei Rubem Braga, um painel artístico para chamar a atenção da sociedade sobre a violência contra o público feminino.

O paredão próximo ao Museu Ferroviário “Domingos Lage”, na Linha Vermelha, foi estampado com a obra “Olhos que veem”. De autoria do artista cachoeirense Raí Bolzan, a intervenção artística é resultado de projeto cultural aprovado no edital de 2021 da Lei.

A pintura é composta por dois grandes olhos femininos, que impressionam quem passa pelo local. De acordo com Bolzan, a intenção é, por meio da arte, alertar para os altos índices de feminicídio no Brasil, além de promover uma reflexão sobre a valorização da mulher.

Como forma de incentivar a denúncia de violações contra as mulheres, o artista inseriu na obra o Ligue 180, canal disponibilizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para esse fim.

Raí Bolzan é o artista responsável pela obra

Lei Rubem Braga

Importante ferramenta de fomento à cultura local, a Lei Rubem Braga patrocina artistas de diversos segmentos. Em seu mais recente edital, lançado em dezembro de 2022, quase 100 propostas foram classificadas para avaliação. A lista foi divulgada no Diário Oficial do Município da última segunda-feira (6). Desses, serão selecionados, pelo menos, 32 projetos, com orçamento máximo de R$ 18 mil cada.

Denuncie violência contra mulheres!

É possível realizar denúncias de casos de agressão à mulher por telefone ou, presencialmente, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cachoeiro, localizada na rua Coelho Mello, nº 1, no bairro Independência, em frente ao Fórum.

Canais de denúncia:

180 – Central de Atendimento à Mulher

197 – Polícia Civil

190 – Polícia Militar

(28) 3155-5084 – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cachoeiro