Soma.

Líderes comunitários aprendem sobre elaboração de projetos em Cachoeiro

Quarto encontro do projeto Soma. foi realizado nesta quarta (10)
Foto: Márcia Leal/PMCI

No quarto encontro do projeto Soma., realizado pela Prefeitura de Cachoeiro nesta quarta-feira (10), no Centro Universitário São Camilo, os líderes comunitários participantes aprenderam sobre o tema “Elaboração de projeto: qual a potencialidade da sua comunidade?”.

A ação formativa foi ministrada por Libiana Muniz, coordenadora executiva de Planejamento e Projetos Estratégicos da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

Para dinamizar a atividade, os participantes foram divididos em grupos, definidos por regiões. De acordo com as orientações da palestra, mapearam as necessidades, pontos fortes e vocações das localidades em que moram.

Cada grupo teve de elaborar um pré-projeto com as demandas e particularidades de cada região, apontando justificativas e expectativas. A ideia é que, a partir disso, sejam construídas propostas de ações e eventos nas comunidades que possam ser apoiadas pela gestão municipal, via editais de chamamento público, bem como pela iniciativa privada.

Representante de São Joaquim, Ângela Costa aprovou o momento de capacitação. “Gostei muito da interação. Isso é importante para que a gente troque informações e orientações. O encontro foi muito motivador. Aprendemos muito”, salienta.

Ivanilde Estatioti, do bairro Paraíso, avalia que o encontro contribuiu, de fato, para esclarecer questões sobre a elaboração de projetos. “Com certeza, muitas dúvidas foram sanadas e nossas comunidades só têm a ganhar com esse aprendizado”, ressaltou.

Sobre o projeto

O Soma. realiza encontros formativos mensais, com o objetivo de orientar os representantes das comunidades sobre a importância do relacionamento institucional com a Prefeitura.

As ações contam com os seguintes apoiadores: Centro Universitário São Camilo, Sicredi, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Associações de Moradores de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci).