LiteraNewton: estudantes aprendem sobre poesia na Casa dos Braga

Atividade faz parte da programação da terceira edição do evento

Na tarde desta segunda-feira (12), alunos da escola estadual Newtro Ferreira de Almeida participaram de uma oficina de poesia, no primeiro dia de atividades do LiteraNewton, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro de Itapemirim, em homenagem ao escritor cachoeirense Newton Braga (1911-1962).

Os estudantes, que estão no sexto ano do ensino fundamental, se concentraram na Casa dos Braga, localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro, e foram conduzidos pela escritora e professora, Sara Camilo, que apresentou uma proposta diferente e desafiadora para os adolescentes.

No primeiro momento, foi organizada uma visita dinâmica à Casa, um museu que abriga objetos, mobília e relíquias que contam um pouco da história da família Braga. No exercício, os alunos foram incentivados a observar o acervo com critério e concentração, pois, depois, eles teriam de elaborar uma poesia sobre o que mais chamasse atenção.

A intenção da atividade, segundo a escritora, era trazer aproximação do passado dos Braga com a realidade dos alunos, retratando isso de forma literária.

“A ideia era fazer com que esses estudantes conheçam alguém que foi importante e que fez história em Cachoeiro. Por isso, é tão relevante que eles encontrem objetos, marcas com os quais possam se identificar, e que isso faça despertar a poesia dentro deles, como algo pessoal. É uma junção: celebrar Newton Braga, mas, também, trazer memória afetiva aos alunos, para que isso se reflita no fazer literário”, avalia Sara Camilo.

Para o aluno Isac Sousa Bernardo, de 14 anos, o que mais chamou atenção na Casa foram os quadros, objetos de sua escrita.

“Gostei muito de conhecer tudo, principalmente os quadros e a cadeira antiga. Também gostei do tema ser livre, porque, assim, a gente pode deixar a imaginação mais livre”, declarou.

Já a estudante Kethelyn Nayara Silva, 12, afirmou que gostou muito da experiência e escreveu sobre Carmosina, uma das três filhas do Coronel Francisco Braga e irmã de Newton e do cronista Rubem Braga.

“Eu fiquei muito interessada pela vida da Carmosina. E na visita à Casa aprendi mais coisas sobre ela. Então, resolvi fazer uma poesia para homenagear a irmã do poeta Newton Braga”, ressaltou.

“O LiteraNewton se resume na fala da oficineira de hoje: cria memória afetiva e desperta nossos jovens para a importância de Newton Braga para o desenvolvimento de Cachoeiro. Temos muito orgulho desta ação que promove a Educação Patrimonial. Sem conhecimento das raízes históricas, sem vínculos emocionais com o passado não se constrói cultura. Junte-se a isto o incentivo à produção literária, mantendo viva a produção fértil que a cidade sempre ofereceu, como celeiro de grandes escritores”, pontua a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Pela manhã, alunos do sétimo ano da escola estadual Quintiliano de Azevedo participaram, também, de uma oficina de construção da poesia, ministrada pelo grupo “CENA” de Teatro.

O evento

A terceira edição do LiteraNewton, neste ano, tem por tema “Segue teu coração” e apresenta uma programação com música, oficinas, poesia e debates, que vão celebrar a história do autor a sua importância para Cachoeiro.

O evento que homenageia o escritor Newton Braga, um dos filhos mais ilustres do município, acontece até quinta (15). As atividades se concentrarão na Casa dos Braga e na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva.

Os dois espaços culturais receberão estudantes de escolas públicas e privadas, dos ensinos fundamental e médio, para as oficinas. A população também está convidada para participar das demais atividades.

Para o encerramento, será promovido um sarau, com formato de mesa de debate, onde haverá apresentações dos alunos que participaram das oficinas e concurso de poesia. Ao final, será feito um cortejo poético que sairá da Casa dos Braga, com destino ao busto de Newton Braga, localizado na praça Jerônimo Monteiro.

Confira as próximas atrações da programação

13 de agosto

Casa dos Braga
9h às 11h – Oficina de leitura dramática com o grupo “CENA” de Teatro (ação do projeto “Cortejo Poético”), voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio

Biblioteca Municipal
14h às 15h30 – Roda de conversa com membros da Academia Cachoeirense de Letras, voltada para estudantes do ensino superior

14 de agosto

Casa dos Braga
9h às 11h – Visita turística guiada na Casa dos Braga (“Descobrindo Newton Braga”), projeto “Ciclo dos Sentidos”, voltada para público livre

13h às 17h – Mesa redonda “Conhecendo Newton Braga” (projeto “Cortejo Poético”), voltada para estudantes do ensino médio

15 de agosto

Casa dos Braga
19h – Sarau em formato de mesa de debate, com representantes de todos os projetos desenvolvidos durante o evento; apresentações dos trabalhos elaborados durante as oficinas; encerramento do sarau com “Cortejo Poético”, saindo da Praça da Poesia e seguindo até o busto de Newton Braga, na praça Jerônimo Monteiro, voltada para público livre.