Descarte irregular

Lixo e resíduo de construção são retirados de córrego em ação de limpeza

Vidro e até vergalhões foram encontrados pela equipe de limpeza
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat) de Cachoeiro realiza, nesta semana, uma ação de limpeza de um córrego na altura do bairro Otton Marins.

Com o serviço, já foram retirados do local diversos resíduos, de lixo doméstico e sacolas plásticas a vidro e material de construção, como vigas e vergalhões.

Além do recolhimento desses materiais, a equipe fez capina manual e roçagem mecânica no entorno do córrego, para deixar o local ainda mais limpo e reduzir a presença de mosquitos.

De acordo com a Semmat, o serviço também é feito como forma de contribuir com a melhora da vazão da água da chuva na região.

“Essa é mais uma ação realizada com objetivo de reduzir alagamentos nessa região. Já fizemos, também, limpeza de galerias pluviais e bueiros. Mas precisamos contar com a colaboração dos moradores, que não podem descartar lixo ou qualquer outro resíduo no local. Sem esse apoio, em pouco tempo o córrego estará sujo de novo, o que provoca mau cheiro, atrai insetos, é ruim para o meio ambiente e ainda contribui para agravar alagamentos”, frisa o secretário municipal de Manutenção e Serviços, Vander Maciel.

A Semmat adverte que o descarte incorreto de resíduos é passível de punição e lembra que o município conta com um serviço de coleta de móveis e entulhos, que pode ser acionado, gratuitamente, pela população. A solicitação deve ser feita pelo telefone 156, da Ouvidoria Geral do Município. O mesmo número pode ser usado para denúncia de quem joga lixo nos córregos.