Locais de difícil acesso ganham serviço especial de coleta de lixo

Caminhonete com capacidade para 1 tonelada percorre até 16 bairros por dia

Ficou mais simples realizar a coleta de lixo domiciliar e residencial em locais de difícil acesso em Cachoeiro. A empresa Trattar – Limpeza Urbana, contratada pela prefeitura para a execução do trabalho, passou a empregar, na noite desta segunda-feira (27), um veículo de porte médio para recolher os resíduos sólidos em regiões de relevo acidentado e ruas estreitas.

O veículo é uma caminhonete 4×4 com capacidade para 1 tonelada de carga, e é empregado como um auxiliar dos caminhões coletores que já integravam a frota. O automóvel é destinado a atender a toda a área da cidade, e deverá percorrer até 16 bairros por dia.

Os primeiros bairros a contarem com o apoio da caminhonete na coleta de lixo, no turno da noite desta segunda, foram Nossa Senhora Aparecida, Nova Brasília, São Luiz Gonzaga e Km 90. Nesta terça-feira (28), os bairros contemplados são Alto União, Alto Village, Monte Belo e Zumbi (7h às 16h), além de Boa Vista, Gilson Carone, Ruy Pinto Bandeira, Teixeira Leite e Valão (18h às 3h).

“Cachoeiro tem topografia muito acidentada. Há muitos morros bem íngremes, com vias estreitas, o que dificulta a subida dos caminhões convencionais. Com essa melhoria, portanto, um veículo menor poderá acessá-los mais facilmente”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Miranda.

Também segundo ele, essa redução semi-mecanizada da coleta, além de não acarretar nenhum custo adicional aos cofres públicos, traz segurança operacional tanto para os funcionários da empresa, quanto, principalmente, para as pessoas que vivem nesses pontos críticos.

“O objetivo é garantir o recolhimento de lixo nessas regiões, mesmo em dias chuvosos e demais períodos adversos”, complementa.