Localidades de Cachoeiro vão receber redes de água tratada

A prefeitura investirá R$ 2,4 milhões nas obras de extensão de redes

O município de Cachoeiro ampliará a sua rede de distribuição de água tratada para abastecer comunidades do distrito de Gironda e das localidades de Quilômetro Nove, Timbó, Monte Líbano, Morro Grande, Tijuca (Retiro) e Safra.

A prefeitura investirá R$ 2,4 milhões nas obras de extensão, que serão executadas pela concessionária dos serviços de água e esgoto do município. Serão construídos cerca de 24 quilômetros de redes. Com isso, aproximadamente, 1.800 pessoas deverão ser beneficiadas.

O investimento será possível com a incorporação dessas áreas ao contrato de concessão (nº 029/1998), efetivada por meio de termo aditivo, assinado pelo prefeito Victor Coelho nesta terça-feira (21).

Para a execução das obras, a prefeitura optou pela modalidade de subvenção para investimentos, que desonera o valor orçado pelo prestador de serviços, devido à não-incidência de tributos sobre os custos das obras.

Com isso, foi possível reduzir o orçamento para a construção das redes de água, superior a R$ 4 milhões, em cerca de R$ 2 milhões, de acordo com estudos da Agersa, agência municipal que regula os serviços de saneamento.

Além de garantir economia, essa alternativa evita que a inclusão do investimento nas obras, via termo aditivo, provoque o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e, logo, a necessidade de revisão tarifária do serviço.

Os recursos a serem investidos na extensão das redes são provenientes da Agersa e foram repassados ao município mediante autorização legislativa. A previsão é de que as obras comecem em até 60 dias.

Benefícios

Hoje, as localidades escolhidas para receberem as redes de água tratada são abastecidas por meio de carros-pipa ou utilizam os mananciais locais.

Por isso, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, destaca que, além de levar um serviço fundamental às comunidades, com consequente melhoria da qualidade de vida e das condições de saúde dos moradores, o investimento do município garantirá diversos benefícios econômicos e sociais para as áreas atendidas.

“Vamos atender a uma demanda urgente dos moradores dessas localidades. Eles terão acesso garantido à água de excelente qualidade, como tem que ser. Isso representará mais dignidade para centenas de famílias. Não podemos esquecer que o abastecimento por redes também levará progresso e desenvolvimento para essas regiões, que estarão melhor preparadas para atrair e receber investimentos privados”, afirma.