Saudades

Luto oficial de três dias pelo falecimento de Raul Sampaio Cocco

Poeta, compositor e cantor, Raul foi homenageado em 2018, quando completou 90 anos
Foto: Divulgação/PMCI

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do poeta, compositor e cantor Raul Sampaio Cocco, aos 93 anos, ocorrida na noite desta quarta-feira (26). O decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (27).

Nasceu em 6 de julho de 1928, em Cachoeiro, sendo filho do construtor José Cocco e de Fany Sampaio Cocco. Raul é autor de mais de 200 canções, muitas delas gravadas por intérpretes famosos, como Erasmo Carlos, Paulinho da Viola, Elza Soares, dentre vários outros. Uma de suas composições mais conhecida, “Meu Pequeno Cachoeiro”, se tornou hino oficial do município, em 1963, e foi gravada com sucesso por Roberto Carlos, em 1970. O hino oficial do Estrela do Norte Futebol Clube também é de sua autoria.

De acordo com o Dicionário Cravo Albin da Música Polar Brasileira, Raul cresceu em sua cidade natal, junto aos irmãos Domingos, Ruth e Fanny. Na infância, gostava de pular muros de quintais e de subir no jenipapeiro no pátio do colégio Liceu Muniz Freire. Em meados da década de 1940, participou de serenatas com amigos e freqüentou programas da rádio ZYL-9, a única emissora de Cachoeiro de Itapemirim na época. Estudou nos colégios Graça Guardia, Bernardino Monteiro e na Escola Técnica de Comércio de Cachoeiro. Seus primeiros versos tinham estilo parnasiano.

Raul Sampaio Cocco era sobrinho do maestro Raul Gonçalves Sampaio e primo do cantor e compositor Sérgio Sampaio – essa relação familiar foi retratada no documentário “Cachoeiro em Três Tons”, lançado na década 1990. Nos últimos anos de sua vida, passou a residir em Marataízes.

Em 2018, quando completou 90 anos, ele foi o tema da Festa de Cachoeiro, sendo homenageado com o lançamento de um selo postal e do CD “90 anos Raul Sampaio Cocco – Doce terra onde nasci”, no qual foram incluídas 12 de suas composições.

“Cachoeiro recebeu com pesar a notícia do falecimento de Raul Sampaio, que soube como ninguém exaltar o nome da cidade na canção ‘Meu Pequeno Cachoeiro’, que virou hino oficial e ficou nacionalmente conhecida na voz de Roberto Carlos. Por tudo que Raul foi e sempre será para Cachoeiro, para a música brasileira e para a cultura, decretamos luto oficial de três dias. Uma forma de dizer: muito obrigado, Raul; Cachoeiro não vai se esquecer de você!”, afirma o prefeito Victor Coelho.