Obra iniciada

Macrodrenagem: trânsito em meia-pista na avenida Beira Rio

Trecho entre as ruas Cesar Missi e Eugênio Amorim tem bloqueio parcial
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro deu início, nesta segunda-feira (30), à primeira etapa das obras de macrodrenagem no centro da cidade. Os serviços tiveram início na avenida Beira Rio, entre as ruas Cesar Missi e Pedro Dias – via que também receberá intervenções e foi fechada para a passagem de veículos.

O trânsito no local está parcialmente interditado no trecho destacado, o que requer atenção por parte dos condutores, devido à movimentação de trabalhadores e maquinário pesado.

A gestão municipal disponibilizou agentes de trânsito no encontro da avenida Beira Rio com a rua Eugênio Amorim. Além de orientar os motoristas, os servidores atuam para ampliar o tempo de sinal aberto no semáforo do local, medida que tem como objetivo dar mais fluidez ao tráfego de veículos.

Para evitar retenções e pontos de lentidão, uma das possibilidades é optar por rotas alternativas, como seguir pela ponte Fernando de Abreu e utilizar o bairro Aquidaban para acessar as pontes Juscelino Kubitschek e Guadalajara (trevo da Ilha da Luz).

A princípio, não há alterações nos itinerários do transporte público. Já as vagas de estacionamento rotativo localizadas às margens das vias em obras tiveram que ser suspensas, temporariamente.

Na página www.cachoeiro.es.gov.br/obras-em-cachoeiro, a população pode acompanhar o andamento dessa e de outras obras em execução no município, com seus respectivos impactos no trânsito e no transporte coletivo.

Orientação aos condutores é trafegar com atenção pelo local
Intervenções começaram na altura da rua Pedro Dias

Obra irá sanar problemas de alagamentos

Fruto de um investimento de R$ 55,2 milhões, com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, a obra de macrodrenagem é uma das maiores e mais importantes da história de Cachoeiro, e irá sanar antigos problemas de alagamentos.

Com início na avenida Beira Rio, a obra seguirá, nos próximos meses, por outras ruas da região central da cidade até alcançar a Linha Vermelha e o bairro Nova Brasília, onde moradores e comerciantes sofrem prejuízos durante as épocas de fortes chuvas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semo), também serão beneficiados pelas obras de macrodrenagem, direta ou indiretamente, bairros como Santo Antônio, Jardim América, IBC, Otton Marins, Zumbi, Basileia, Recanto, São Francisco de Assis e Estelita Coelho Marins.

As intervenções vão abranger 1,385 km da avenida José Félix Cheim (Linha Vermelha) e trechos de dez ruas do bairro Nova Brasília e do Centro, totalizando mais de 3 km de vias a serem contemplados com obras de micro e macrodrenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo, além de sinalização horizontal, vertical e semafórica.