Maior da história

Macrodrenagem: quase 4 km de redes para acabar com alagamentos

Galerias de 2,5 m por 2,5 m estão sendo assentadas na Linha Vermelha
Foto: Divulgação/PMCI

Para acabar com alagamentos no Nova Brasília e outros bairros, a Prefeitura de Cachoeiro está fazendo o maior investimento em macrodrenagem da história do município. Avançando em ritmo acelerado, as obras impressionam pela proporção das intervenções.

Na Linha Vermelha, a gestão municipal deu início, neste mês, ao assentamento das galerias pré-moldadas que irão compor o novo sistema de drenagem.

Estão sendo implantadas, paralelamente, duas fileiras dessas estruturas, feitas em concreto, que têm 2,5 metros de altura por 2,5 metros de largura, cada uma.

Em toda a obra, serão empregadas 2,1 quilômetros de galerias, que terão até 3 metros de altura por 3 metros de largura, em alguns pontos.

Outro importante elemento do projeto de macrodrenagem em Cachoeiro é a instalação de manilhas PEAD, feitas com material com maior flexibilidade e resistência, que formará uma rede com mais de 1,6 quilômetros de extensão.

Em números totais, serão quase 4 quilômetros de estruturas que irão ampliar, significativamente, a capacidade da rede de drenagem do município. Alguns dos pontos que serão contemplados não contam com nenhum elemento para escoamento da água das chuvas.

“Será uma completa reformulação do sistema de drenagem de uma grande área da cidade. A nova rede irá evitar a sobrecarga da atual estrutura durante os períodos de chuvas intensas, solucionando antigos problemas de alagamentos em Cachoeiro”, destaca Rodrigo Bolelli, secretário municipal de Obras.

“Essa é, sem dúvidas, uma das maiores e mais importantes obras públicas da história de Cachoeiro. Será a solução para décadas de angústia e prejuízos para aqueles que moram em regiões que sofrem com recorrentes alagamentos, mas beneficiará, também, a cidade como um todo”, destaca Victor Coelho, prefeito de Cachoeiro.

Bairros beneficiados

Com investimento de R$ 55,2 milhões, a obra irá beneficiar, diretamente, 12 bairros – Guandu, Centro, Santo Antônio, Jardim América, IBC, Otton Marins, Zumbi, Basileia, Nova Brasília, Recanto, São Francisco de Assis e Estelita Coelho Marins – e ainda outros, indiretamente.

Mais de 3 quilômetros de vias receberão obras: trecho da Linha Vermelha – 1,385 km, rua Etelvina Vivácqua – 0,734 km (rua Etelvina Vivácqua 0,340 km; rua Manoel D. Monteiro 0,064 km; rua Manoel da C. Carvalho 0,210 km; rua Maranhão 0,120 km), área no entorno da antiga Estação Ferroviária – 0,850 km (rua Cel. Francisco Braga – 0,400 km; rua Pedro Dias – 0,100 km; rua César Missi – 0,060 km; rua Prof. Quintiliano de Azevedo – 0,210 km; rua Basílio Pimenta – 0,080 km), além de um segmento da Av. Beira Rio – 0,220 km.

Outras melhorias

O pacote de macrodrenagem também inclui revitalização urbanística das áreas por onde a obra passar. Na rua Pedro Dias, onde os serviços de drenagem já foram concluídos, tiveram início, nesta semana, os trabalhos para construção de novas calçadas e substituição do pavimento. Por isso, a via está fechada para passagem de veículos.

Outras frentes de serviços

A obra de macrodrenagem está mobilizando diversas equipes no Centro de Cachoeiro.

Além dos trabalhos na Linha Vermelha, o início da rua Basílio Pimenta (subida para o bairro Basileia) também recebe intervenções. O acesso à via pela Bernardo Horta está bloqueado. Por isso, os condutores devem seguir pela rua Cel. Francisco Braga, contornar a praça Pedro Cuevas Junior (Roberto Carlos) e utilizar a rua Reinaldo Machado para acessar o Basileia.

Na mesma área, equipes trabalham no trecho de acesso da rua Bernardo Horta à Linha Vermelha, que também está bloqueado para o fluxo de veículos. Em função do bloqueio, o ponto de ônibus em frente ao Museu Ferroviário “Domingos Lage” foi transferido, temporariamente, para o calçadão após a praça Pedro Cuevas (Roberto Carlos). Uma tenda foi disponibilizada no local.

O avanço das obras e as implicações no trânsito podem ser acompanhadas no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/obrascachoeiro).