Maio Amarelo: 24 dias de atividades e 3,5 mil participantes em palestras

Encerramento na praça Jerônimo Monteiro teve simulação de resgate a acidentados no trânsito

Em Cachoeiro, a campanha Maio Amarelo, organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), teve rotina intensa e amplo alcance. No total, foram realizadas atividades em 24 dias do mês e, somente nas 12 palestras realizadas em escolas, empresas e organizações diversas, houve a participação de 3,5 mil pessoas, que receberam orientações sobre segurança no trânsito, foco da campanha.

Além das pessoas alcançadas por meio das palestras, a equipe da gerência de Educação Cidadã e Trânsito da Semset, com apoio de órgãos e instituições parceiras, desenvolveu um amplo trabalho de divulgação de informações pelo município, resultando na distribuição de 8 mil folhetos.

Um dos pontos altos da campanha foi a ação de encerramento realizada na tarde da última quarta-feira (30), na praça Jerônimo Monteiro, Centro. A programação no local incluiu simulação de resgate a vítimas de acidente automobilístico, exposição de veículo acidentado, aferição de pressão arterial e glicemia, orientação jurídica e, também, na área da saúde e massoterapia.

“Na simulação de resgate, foram enfatizados alguns aspectos importantes que devem ser levados em consideração em caso de acidentes, como o perigo de se retirar, sem apoio das equipes de resgate, o capacete de um motociclista ou o cinto de segurança do ocupante de um veículo acidentado. E isso foi feito num local de grande circulação de pessoas, chamando a atenção de todos ao redor”, destaca o gerente de Educação Cidadã e Trânsito da Semset, Paulo Antônio Xavier Bento.

Para o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes, a campanha foi importante para a busca da melhoria do tráfego na cidade. “Além do trabalho com sinalização e fiscalização viária, também temos um papel importante de educar a população para práticas corretas no trânsito. E o município como um todo só tem a ganhar, se o que nós divulgamos for colocado em prática, se cada um der sua contibuição”, comenta.

Sobre o movimento

O Movimento Maio Amarelo, lançado pela ONU, tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. É uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

Em Cachoeiro, a campanha organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito contou com o apoio da Guarda Mirim e, na ação de encerramento, com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da faculdade Multivix e do Sest/Senat.