Maio Amarelo: palestras e orientações para reduzir acidentes no trânsito

Distribuição de material educativo é parte das atividades adotadas

Palestras, distribuição de material educativo e orientação de pedestres marcam a segunda semana de atividades da campanha Maio Amarelo em Cachoeiro. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e vítimas.

Nesta terça-feira (07), estudantes do curso de Medicina da Multivix assistem à palestra “Maio Amarelo: segurança no trânsito”. Na quarta (08), será a vez dos alunos de Direito e, quinta (09), dos de Odontologia da mesma instituição.

Na quarta também tem palestra para os estudantes da Escola Viva Francisco Coelho Ávila Junior, no Coronel Borges. Já na sexta (10), ela será ministrada para os pais dos alunos da escola municipal Luiz Marques, no Aeroporto, a partir das 18h.

Nessas ocasiões, haverá a distribuição de material educativo. Este ano, é um kit que inclui sacolinha amarela de lixo para carros, com o slogan do movimento e panfleto educativo com dicas de segurança para ciclistas, motociclistas, motoristas e pedestres.

Segundo o gerente de Educação no Trânsito, Paulo Bento, o Maio Amarelo enseja a intensificação das ações educativas “para alertar a sociedade para os altos índices de mortes no trânsito e que cada um faça a sua parte, respeitando as leis”, frisa. “Só assim promoveremos a paz”, complementa.

Ações ao longo do mês

Organizada pelo departamento de Educação Cidadã da prefeitura, a programação local segue durante todo o mês, com palestras em instituições públicas e privadas de ensino e, ainda, no Tiro de Guerra. Também são realizadas ações de panfletagem na região central da cidade, em áreas com grande fluxo de motoristas e pedestres.

Essa é a oitava edição do evento em Cachoeiro. Neste ano, o tema é “No trânsito, o sentido é a vida”. “O Maio Amarelo é um movimento criado para mudar a consciência das pessoas. Da mesma forma que o poder público tem o dever de fiscalizar e de manter a sinalização, a população precisa cooperar, prezando por um trânsito seguro”, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Junior.