Campanha

Maio Amarelo reforçou conscientização sobre segurança no trânsito em Cachoeiro

Distribuição de material educativo foi uma das ações executadas
Foto: Patrícia Pim/PMCI

Durante o último mês de maio, a Prefeitura de Cachoeiro abraçou a campanha do Movimento Maio Amarelo e executou uma extensa programação voltada para a conscientização sobre os elevados índices de mortes e feridos no trânsito.

A campanha, que surgiu em 2011, após a Organização das Nações Unidas (ONU) decretar a Década de Ação para Segurança no Trânsito, é realizada em vários países do mundo e tem como objetivo, por meio de ações de conscientização, reduzir o número de pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Em Cachoeiro, as atividades foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb).

A programação contou com palestras em instituições e empresas e 35 ações, em diversos pontos da cidade, para distribuição de materiais educativos com orientações para a construção de um trânsito mais seguro.

Também foram realizadas atividades on-line, por meio de publicações nas redes sociais da Prefeitura, abordando temas como a importância de se respeitar a faixa de pedestres, a utilização do cinto de segurança e do uso da cadeirinha para as crianças no banco de trás; perigos do uso do telefone celular ao volante, do excesso de velocidade e da relação bebidas alcoólicas e direção, dentre outros.

No centro de Cachoeiro, o Corpo de Bombeiros realizou a simulação do resgate de um motociclista vítima de colisão de trânsito. A ação despertou interesse em quem passava pelo local.

Além disso, a campanha contou com uma agenda de entrevistas de representantes da Prefeitura em veículos de comunicação, para divulgar a programação de atividades e reforçar a importância dos temas do Movimento Maio Amarelo.

“A campanha do Maio Amarelo é muito importante para reforçarmos as ações de conscientização, principalmente, entre os jovens, na busca de um trânsito mais seguro. Nosso trabalho educativo não para aqui, ele é contínuo”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

“Essa campanha busca reforçar que, no trânsito, uma atitude irresponsável pode, como consequência, ceifar a vida de muitos inocentes. O mês de maio foi um momento de intensificarmos a reflexão e conscientização para tornarmos o trânsito mais humano e seguro”, avaliou o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

CONFIRA FOTOS DAS ATIVIDADES DA CAMPANHA MAIO AMARELO

Corpo de Bombeiros realizou simulação de resgate em Shopping de Cachoeiro