Reforço na segurança

Mais 20 guardas municipais vão concluir curso para portar armas

Atualmente, portam armas 41 guardas que concluíram o mesmo curso em 2018
Foto: Márcia Leal/PMCI

Vinte guardas civis municipais de Cachoeiro iniciaram, nesta segunda-feira (18), as atividades de conclusão do curso de formação exigido para liberação do porte de arma de fogo.

Ministrado pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), em Vitória, o curso terá aulas presenciais e à distância. As aulas práticas de tiro e fiscalização de trânsito serão realizadas em Cachoeiro.

A previsão é de que as atividades sejam concluídas em um mês e meio. Após a entrega dos certificados de conclusão, a Secretaria Municipal de Segurança formalizará, junto à Polícia Federal, o pedido para emissão dos portes funcionais de armas.

Atualmente, portam armas 41 guardas municipais que concluíram o mesmo curso em 2018.

“Com a emissão desses novos portes, poderemos aumentar em quase 50% o efetivo de guardas municipais armados, o que significa ainda mais segurança para a população de Cachoeiro”, afirma o secretário municipal de Segurança, Inácio Daróz.

“Desde que conseguimos a retomada do armamento na Guarda Civil Municipal, em 2019, após mais de uma década de imbróglio judicial, a corporação pôde desenvolver uma atuação mais ostensiva e tem dado importante contribuição às outras forças de segurança, nas ações de prevenção e repressão contra delitos. Com mais guardas armados, fortaleceremos a segurança pública em Cachoeiro”, disse o prefeito Victor Coelho.