Notícias

Mais 30 artesãos de Cachoeiro recebem carteira nacional da categoria

Entrega será feita nesta quarta-feira (14); profissionais passaram por teste de aptidão

Após serem aprovados em avaliação técnica, 30 artesãos de Cachoeiro recebem nesta quarta-feira (14) a Carteira Nacional do Artesão. A entrega será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, das 9h às 12h, no auditório da Associação Comercial e de Serviço de Cachoeiro de Itapemirim (Ascici).

Os artesãos contemplados foram submetidos a teste de aptidão aplicado pela secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) na 13ª Feira de Negócios e Agroturismo do município, realizada em julho.

O teste consiste na apresentação, por parte do artesão, de três peças artesanais prontas e na confecção de outro produto na frente dos avaliadores, de forma a atestar as habilidades do trabalhador manual e a caracterização dos objetos produzidos como artesanato.

Emitida gratuitamente pelo governo federal, sem exigência de anuidades ou taxa de adesão, a carteira permite a esses profissionais uma série de benefícios fundamentais para a classe e é válida como documento de identificação em todo território nacional.

“É a segunda vez que realizamos a entrega de carteiras de artesãos neste ano. Em junho, também entregamos 30. Elas são uma espécie de passaporte para que o profissional possa participar e mostrar seus produtos em eventos fora do estado, além de ratificarem a qualidade de sua arte e o reconhecimento da profissão”, destaca a subsecretária de Trabalho e Renda da Semdec, Andressa Colombiano.

Artesãos que ainda não têm o documento podem entrar em contato com a Semdec pelo telefone 3155-5340 para obter mais informações sobre o processo para emissão.

Fortalecimento do artesanato

O apoio da Semdec para a conquista da carteira de artesão pelos trabalhadores manuais integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento e profissionalização do artesanato no município. Desde 2017, têm sido ampliadas as oportunidades de qualificação profissional para os artesãos, com foco na geração de trabalho e renda. A partir de um cadastramento dos artesãos do município, foram e são planejadas políticas públicas para o setor. Uma das iniciativas foi o Projeto Vivacidade – Ciclo de Capacitação para Artesãos para as Vendas de Fim de Ano. Para dar visibilidade ao setor, também já foram realizados eventos como a Feira da Economia Solidária e a Semana do Artesão.