Mais 500 alunos recebem orientações sobre trânsito seguro

O Departamento de Educação Cidadã e Trânsito da prefeitura de Cachoeiro está dando palestras no CEI “Áttila de Almeida Miranda”, no bairro Vila Rica, para 510 estudantes do turno vespertino. A atividade começou nesta quarta (11) e se encerra sexta (13), com o objetivo de incentivar a adoção de práticas mais seguras no trânsito.

Temas como a importância de andar na calçada, atravessar a rua com segurança, usar a faixa, os perigos de usar celulares no trânsito e o alcoolismo são alguns temas abordados pela equipe de maneira descontraída, com o uso de vídeos, o que capta a atenção dos estudantes e faz com que percebam os riscos de tomar certas atitudes no trânsito.

Leonan Brugnhara Pereira, 16, foi um dos estudantes que assistiram à palestra e aprovou a iniciativa porque reforçou questões como a importância de não correr para atravessar com o sinal fechado, de não beber e dirigir, entre outras. “Em um minuto, podem acontecer muitas coisas, se você não estiver atento.”

A gestora da escola, Adriana David, também apoia a iniciativa. “As ações como essa vêm ao encontro da necessidade de conscientizarmos os alunos sobre a importância de se ter educação no trânsito para preservação da vida”, acredita.

Prevenção

A proposta de fazer palestras na escola partiu da equipe, ao verificar que os alunos não estavam parando e esperando os veículos pararem para efetuarem a travessia com segurança na faixa de pedestres. Por isso mesmo, o principal foco tem sido esse. No entanto, ele lembra que é possível que as próprias unidades de ensino busquem o setor, que pertence à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

“Estamos à disposição para ministrar palestra de segurança no trânsito para qualquer escola, seja municipal, estadual ou particular. Pois temos uma preocupação muito grande com a segurança dos alunos, principalmente, nos horários de entrada e saída”, conta o gerente de Educação Cidadã e Trânsito, Paulo Bento.

A palestra pode ser solicitada pelo e-mail: semset.educatran@cachoeiro.es.gov.br ou telefones 99956 6061 e 3521 6245.