Qualificar ES e Acessuas Trabalho

Mais de 100 pessoas recebem certificados de programa de qualificação profissional

Cerimônia de certificação foi realizada na escola Presidente Getúlio Vargas
Foto: Divulgação/PMCI

Na última quarta-feira (15), foi realizada a entrega de 134 certificados aos participantes de cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Qualificar ES, em parceria com o Acessuas Trabalho – programa federal operado em Cachoeiro pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). A solenidade de entrega foi realizada na escola estadual Presidente Getúlio Vargas, no bairro Abelardo Machado.

Os alunos formados são dos cursos de cuidador infantil, agente comunitário, assistente administrativo, preparação de salgado, atendimento ao cliente, cuidador de idoso e balconista de farmácia. Os cursos tiveram carga horária de 120 horas, com exceção da formação em atendimento ao cliente, que foi de 90 horas.

O programa Acessuas Trabalho tem por finalidade oferecer oportunidades de qualificação para as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), atundo para tirar o indivíduo da condição de vulnerabilidade financeira e oferecendo suporte de mobilidade urbana. Entre setembro e novembro, foram ofertados 16 cursos em parceria com o Senac, com 619 alunos certificados.

“A parceria com o governo estadual, por meio do Qualificar ES, abre mais uma importante porta para oferta de qualificação profissional gratuita em Cachoeiro, preparando as pessoas para o mercado de trabalho ou para empreender”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, que participou da cerimônia desta quarta.

Para saber mais informações sobre o programa Acessuas Trabalho em Cachoeiro, entre em contato pelo telefone (28) 3155-5372 ou pelo e-mail: semdes.acessuas@cachoeiro.es.gov.br. Também há opção de procurar o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), que fica na rua 25 de Março, nº 692, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.