Proteção

Mais de 13 mil pessoas foram vacinadas contra gripe em Cachoeiro

Até o momento, foram vacinadas 13.280 pessoas contra gripe, em Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

Desde o início da campanha de vacinação contra gripe (Influenza), no dia 13 de abril, 13.380 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários foram imunizadas em Cachoeiro. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (20), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Até o momento, foram vacinadas 6.941 crianças de seis meses a menores de seis anos (46,2%), 2.946 idosos (9%), 2.381 trabalhadores de saúde (42,5%), 831 gestantes (43%), 191 puérperas (60,1%) e 90 professores (3,9%).

As pessoas que pertencem a esses grupos e ainda não foram imunizadas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com salas de vacinas, de segunda a sexta, das 8h às 16h, para receber a dose.

A terceira fase, que começará no dia 9 de junho, será voltada para pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos, profissionais de forças de segurança, salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Segundo a Semus, o objetivo é imunizar 90% da população de cada um dos grupos prioritários.

“É essencial que todos que fazem parte dos grupos prioritários se imunizem. A vacina ajuda o sistema imunológico a evitar a gripe, além de resguardar a pessoa de complicações da doença”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Documentos
Para a vacinação, as gestantes devem apresentar cartão de pré-natal ou exame que comprova a gestação. Já as puérperas têm que apresentar a certidão de nascimento do bebê ou declaração de nascidos vivos, liberada pelo hospital.

Os trabalhadores da saúde, por sua vez, devem comparecer munidos com a declaração do local de trabalho e crachá, ou cópia do contrato de trabalho ou carteira de trabalho, carteira do registro de conselho de classe acompanhada da declaração do serviço de saúde.

Todos precisam levar o cartão de vacinas e os adultos também têm que apresentar documento de identificação com foto. Quem recebeu vacina contra Covid-19 deve aguardar intervalo de 14 dias para tomar a dose contra gripe.

Confira os locais de vacinação:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Policlínica Municipal Bolívar de Abreu