Mais de 1,3 mil vagas em cursos, oficinas e palestras gratuitos

Confeitaria é uma das opções de qualificação oferecidas a moradores de seis bairros

A prefeitura de Cachoeiro abre inscrições nesta quarta-feira (26) para 1.340 vagas em cursos de qualificação profissional, oficinas e palestras gratuitos. As oportunidades, oferecidas como incentivo à geração de renda, são destinadas a moradores dos bairros Alto Independência, Nossa Senhora Aparecida, Village da Luz, Rubem Braga, Fé e Raça e Zumbi.

Cuidador de idosos, eletricista, garçom, panificação, confeiteiro, manicure e depilação são as opções de cursos oferecidos, que terão carga horária de 60 horas. As aulas começam nos próximos dias 14 e 15.

Os temas das palestras, que também iniciam em setembro, são: hábitos de higiene e limpeza, DST/aids, preservação ambiental, conservação e combate ao desperdício de água, planejamento familiar, estímulo para a prática de esportes, relações interpessoais e participação coletiva e importância de formação de lideranças. Já as oficinas, com aulas a partir da próxima semana, são de convivência familiar e comunitária, cidadania e terapia de grupo e familiar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Habitação, a oferta dessas atividades faz parte do programa Nosso Bairro, parceria com o governo federal, para atender a quem vive em áreas de intervenção da iniciativa. Os participantes dos cursos e oficinas, que têm maior duração, terão direito a lanche.

As inscrições são feitas, das 8h30 às 12h, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Zumbi e do Village da Luz (Fé e Raça) e na Igreja Batista do Alto Independência, onde as aulas serão realizadas. É preciso apresentar a carteira de identidade e CPF. Todos os participantes receberão certificados no fim das atividades.