Qualificação

Mais de 1800 pessoas já participaram de oficinas de orientação profissional

No Cras do Zumbi, moradoras do bairro participaram de oficina de Tranças Afro, neste mês

Em Cachoeiro, mais de 1.800 pessoas já foram beneficiadas pelo Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), coordenado localmente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). São jovens e adultos, usuários de serviços sociais, que se qualificaram para o mercado de trabalho em oficinais gratuitas de orientação profissional.

Uma das mais recentes foi realizada, de 17 a 20 deste mês, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Zumbi. Foi uma oficina de Tranças Afro, em que as participantes aprenderam técnicas específicas de trançados para os cabelos.

“A oficina foi excelente. Já trabalho com penteados, mas, com o curso, pude aprender novas técnicas. Com certeza, me ajudará a crescer profissionalmente. Espero que tenha mais oficinas assim”, relata a participante Sandra Mara de Oliveira Francisco.

As oficinas ofertadas pela Acessuas atendem homens e mulheres, na faixa etária de 14 a 59 anos, que são assistidos por equipamentos de assistência social, como Centros de Referências de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Juventude (CRJ) e dentre outros.

“Com essas capacitações, as pessoas que mais precisam podem se preparar melhor para conseguir o primeiro emprego, voltar ao mercado de trabalho ou mesmo empreender. As oficinas oportunizam o aprendizado de novas técnicas ou aprimoramento de habilidades”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Ainda há vagas

O programa Acessuas está com vagas abertas para oficinas de cílios, DJ, oratória, marketing pessoal e teatro. As inscrições devem ser feitas na sede da Semdes, localizada na rua Joubert Alves Ayub, na Ilha de Luz, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Para participar das capacitações, o candidato deve ter de 14 a 59 anos e estar inscrito no Cadastro Único de programas sociais do governo federal. As aulas acontecem nos Cras do município e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que fica no bairro Santo Antônio.