Valorização

Mais de 200 mulheres prestigiam Café com Elas em Santa Fé de Cima

Foto: Divulgação/PMCI

Mais de 200 mulheres, entre produtoras rurais e convidadas do município e região, participaram da quarta edição do “Café com Elas”, projeto realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai). Desta vez, o encontro ocorreu na comunidade de Santa Fé de Cima, nessa quarta-feira (20), e contou com a presença do prefeito Victor Coelho. O projeto tem como objetivos a valorização e a integração das mulheres que trabalham no meio rural.

O prefeito falou sobre a importância do trabalho e do emponderamento feminino, que impactam todo o meio onde vivem. Fez questão de frisar, também, sobre a participação feminina no evento “Agro com Elas”, ocorrido na ExpoSul Rural 2019, em que participaram mais de 600 mulheres.

“Faço questão de participar deste evento, pois o objetivo da nossa gestão é aproximar, cada vez mais, a administração pública das pessoas. Quando as mulheres prosperam, financeiramente, elas investem nos filhos, na família e, principalmente, na comunidade onde vivem. Vejo o aumento da participação das mulheres nos espaços voltados para elas e isso mostra que, realmente, elas são a força do interior”, destaca Victor.

Durante a programação, ocorreram apresentações de peças teatrais, música ao vivo, sorteio de brindes, dicas de cuidados com a saúde e beleza, rodas de conversa e, também, o “Momento Empreendedor”, em comemoração ao dia do Empreendedorismo Feminino, ocorrido nesta semana. As participantes divulgaram seus trabalhos e participaram do café da tarde.

“Eu gostei muito de participar deste encontro. Além das atividades, é um momento de descontração e uma oportunidade de mostrar nosso trabalho para as pessoas de outras localidades. Não é só uma valorização da mulher, mas do nosso trabalho também. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, disse a artesã Maria Souza que participou pela primeira vez do evento.

O projeto

O “Café com Elas” é uma das ações promovidas pela equipe da Semai, dentro do projeto do Circuito de Turismo Rural, também desenvolvido pela secretaria, que visa potencializar o agroturismo na área rural de Cachoeiro. Além da Semai, o projeto do circuito envolve as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp), Cultura e Turismo (Semcult) e Meio Ambiente (Semma). A iniciativa é realizada, mensalmente, em uma localidade rural do município e já aconteceu em Boa Vista, no distrito de São Vicente e houve duas edições no distrito de Burarama.

“Nosso propósito, com o projeto, é o de oferecer o reconhecimento do trabalho que as mulheres que contribuem para o desenvolvimento rural do município. O “Café com Elas”, além de atuar na elevação da autoestima dessas mulheres, é um momento em que todas as envolvidas participam, com muito carinho e atenção, desde a organização até a realização do evento”, comenta o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.