Mais de 27 mil já receberam vacina contra a gripe em Cachoeiro

Dose é exclusiva para públicos considerados mais suscetíveis a complicações da doença

Com a realização do Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza), no último sábado (4), saltou para 27 mil o número de pessoas imunizadas em Cachoeiro de Itapemirim, desde o começo da campanha, em abril.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) do município, 56% da população prioritária, formada por cerca de 48 mil moradores, foi alcançada.

O público da campanha, definido pelo Ministéiro da Saúde é formado por: crianças de seis meses até seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres que tiveram filhos há até 45 dias; pessoas com 60 anos ou mais; professores; trabalhadores da área da saúde; funcionários do sistema prisional; profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

De acordo com a coordenadora do programa municipal de Imunização, Horminda Gonçalves, a porcentagem alcançada pelo município superou a meta estabelecida pelo Estado, de que, até o Dia D, as cidades deveriam cobrir 50% do público-alvo.

As pessoas que compõem os grupos prioritários têm até o dia 31 deste mês para se vacinar. As salas de vacina do município prestam atendimento de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Nas unidades de saúde que não possuem sala de vacina (Recanto, Agostinho Simonato, Parque Laranjeiras e Nossa Senhora da Penha), o atendimento é realizado às segundas e sextas-feiras, das 9h às 14h.

“Para receber a dose, é necessária a apresentação do cartão de vacina e de um documento oficial com foto”, reforça a coordenadora de imunização da Semus, Horminda Gonçalves.