Sem imunização

Mais de 30 mil cachoeirenses não tomaram 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Apesar o município ter alcançado 73% do público-alvo com vacinação completa, número de não vacinados preocupa
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro de Itapemirim, o público-alvo da campanha de imunização contra a Covid-19 é de 196.598 pessoas acima de 5 anos. O município já alcançou 164.715 pessoas (83%) com a primeira dose ou dose única e 143.957 (73%) com a segunda dose. Apesar dos bons números, 31.883 cidadãos aptos a se vacinar ainda não tomaram, sequer, a primeira dose – segundo dados do site Vacina e Confia, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até a manhã desta quinta-feira (17).

O número mais baixo é o da faixa etária de 5 a 11 anos: 3.106 crianças se vacinaram, apenas 16% do público-alvo. Apesar de a vacinação pediátrica ter começado há menos tempo, em janeiro deste ano, a procura tem ficado abaixo do esperado.

Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 2.241 ainda precisam iniciar o esquema vacinal, o que corresponde a 15% do público-alvo. Já entre os maiores de 18 anos, 13.325 pessoas não tomaram a primeira dose, o que significa 9% desse público.

“A campanha de imunização está muito avançada e estamos próximos da meta de cobertura, mas ainda há um número muito grande de pessoas sem se vacinar. Ficar sem vacina incorre em um risco, maior e desnecessário, de desenvolver formas graves da Covid-19, levando a hospitalizações e óbitos, por isso, mais uma vez, fazemos um apelo a essas pessoas para que se vacinem o mais rápido possível”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Mutirão de vacinação neste sábado (19)

Uma boa oportunidade de colocar a vacinação em dia será o mutirão que acontecerá no próximo sábado (19). A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará a ação das 8h às 16h, em diversos pontos da cidade, incluindo no interior.

Estarão disponíveis as primeira, segunda e terceira doses para todo o público apto a recebê-las – a partir de 5 anos de idade. Além disso, também será realizada a aplicação da quarta dose em pessoas maiores de 18 anos com imunossupressão. Mais detalhes da ação no site www.cachoeiro.es.gov.br.

Vacine-se e concorra a smartphones

Em Cachoeiro de Itapemirim, os moradores que estiverem com o esquema vacinal em dia concorrerão a três smartphones que serão sorteados pela Prefeitura. O sorteio será realizado em março e tem como objetivo estimular a imunização da população.

Poderão participar: adolescentes de 12 a 17 anos que tomarem a primeira ou segunda dose; adultos de 18 a 59 anos que tomarem a dose de reforço – disponível após quatro meses do recebimento da segunda dose – e pessoas de 60 anos ou mais que tomarem a terceira dose (reforço), disponível, para este público, três meses após a segunda aplicação. Serão contabilizadas as vacinas aplicadas até o dia 25 de fevereiro.