A distância

Mais de 300 vagas para cursos gratuitos do Programa Formação pela Escola

As inscrições serão abertas nesta quarta-feira (28)
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro oferece mais 330 vagas para cursos on-line gratuitos do Programa Formação pela Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As inscrições começam nesta quarta-feira (28) e vão até o dia 5 de maio. O cadastro deverá ser feito pela internet, na plataforma SIFE/AVA (https://www.fnde.gov.br/ava/).

Depois disso, no dia 5, a partir das 19h, é necessário que sejam enviados, para o e-mail das tutoras correspondentes ao curso desejado, os seguintes documentos: print da inscrição realizada e relação com nome, CPF, telefone, e-mail e município onde reside para efetivação da matrícula.

O manual com as diretrizes para realização da inscrição poderá ser consultado no banner na página principal do site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). No documento, também estão os critérios para participação.

Serão ofertadas 110 vagas para o curso Plano Nacional do Livro Didático, 110 para o curso Programa do Transporte Escolar e 110 para o curso PAR – Plano de Ações Articuladas. Com carga horária total entre 40 e 60h, os cursos terão atividades em maio e junho.

As vagas são voltadas aos cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE; profissionais da educação e também para cidadãos que tenham interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Descrição dos cursos

Plano nacional do livro didático: Objetiva estimular os processos cooperativos de operacionalização dos programas do livro; favorecer a valorização, o uso crítico, a conservação e a devolução dos livros didáticos, contribuindo para o fortalecimento da gestão da escola pública. Trata ainda da história do livro didático no Brasil; das características de cada programa do livro, suas operacionalizações, compromissos, ética e legislação; bem como da cidadania e da gestão democrática da informação para o Controle Social.

Programa do transporte escolar: Abrange temáticas relacionadas à dimensão política da implementação dos programas relacionados ao transporte do escolar; ao repasse de recursos financeiros e suas respectivas prestações de contas e procedimentos contábeis, e, também, trata do funcionamento; do acompanhamento e do controle social dos recursos destinados ao Programa.

PAR (plano de ações articuladas): O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que consiste em oferecer, aos entes federados, um instrumento de diagnóstico e de planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.