Qualidade de vida

Mais de 4.000 participaram dos núcleos de atividades esportivas neste ano

Núcleo do IBC tem mais de 80 participantes
Foto: Divulgação/PMCI

Em 2019, 4.254 pessoas participaram das atividades esportivas ofertadas pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. O número revela um crescimento de mais de 100% de participantes (em 2018, foram 2.000) nos 47 núcleos que compõem o programa Nosso Esporte Cachoeiro, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

Um dos núcleos que demostrou aumento da participação popular foi o de Qualidade de Vida localizado no IBC. No ginásio do bairro, mais de 80 alunos participaram, ativamente, das aulas de ginástica, que aconteceram todas as segundas e quartas, conduzidas por profissionais de educação física da Semesp.

Para celebrar o sucesso das aulas, nesta quarta-feira (11), foi organizado um café da manhã no ginásio, que contou com a presença do prefeito Victor Coelho e da secretária de Esporte e Lazer do município, Lilian Siqueira.

Na ocasião, os participantes das atividades ressaltaram a importância dos exercícios, que foram fundamentais para proporcionar benefícios físicos e sociais. É o que conta Cecília de Oliveira Ferreira.

“Esse núcleo marcou minha vida, porque, além de possibilitar conhecer pessoas novas e fazer amizades, também ajudou na minha saúde. Antes, eu tinha muitas dores, meus músculos eram bastante rígidos e, agora, depois das aulas, eu tenho muito mais disposição e agilidade. Aqui, nós somos muito bem tratadas, com carinho e respeito”, disse.

“Tenho a alegria de participar dessa atividade desde o início e sempre me senti muito bem. Esses exercícios, com certeza, ajudam para que eu tenha uma qualidade de vida melhor, não somente na saúde física, mas, também, na mental”, salientou Nilza de Santana Fonseca, de 81 anos.

A secretária de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira, destacou a participação da população nas ações esportivas ofertadas no município. “Nosso objetivo é prestar o melhor serviço possível ao cidadão e fazer isso, de forma compartilhada, é ainda mais significativo. Com a união da comunidade, poder público e profissionais, os trabalhos se tornam mais produtivos. O esporte e o lazer estão sendo valorizados em Cachoeiro, com entregas de pracinhas revitalizadas, academias ao ar livre e reformas de quadras esportivas, com foco na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes”, completou.

“É uma alegria muito grande perceber a persistência e a participação ativa desse grupo, na continuidade das atividades aqui realizadas. Nós lutamos para ver os núcleos de esporte da cidade sempre cheios, com a comunidade usufruindo daquilo que lhe pertence. Queremos que Cachoeiro se torne uma cidade mais humana, mais feliz e com muita atividade esportiva”, reforçou prefeito Victor Coelho.

Além das aulas de ginástica, o núcleo Nosso Esporte Cachoeiro no IBC também ofereceu aulas de zumba, ambas atividades gratuitas, que serão retomadas no próximo ano, após breve recesso de fim de ano.