Mais de 400 km de estradas rurais de Cachoeiro receberam melhorias

Foram beneficiadas vias de diferentes regiões rurais, em todos os distritos

Mais de 400 quilômetros de estradas rurais de Cachoeiro receberam serviços de recuperação realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), neste ano.

Até o momento, 298 quilômetros foram atendidos com manutenção e pequenas intervenções. Já em outros 174 quilômetros, foram realizadas ações mais elaboradas, incluindo obras de correção do leito da estrada, construção de bueiros, controle de erosão, ensaibramento e compactação.

Foram beneficiadas vias de diferentes regiões rurais, em todos os distritos, como as localidades de Santa Teresa, Bebedouro, Pedra Lisa, Jabuticabeira, Campos Elíseos, Mangueira e Banca da Areia, entre muitas outras.

“A partir das orientações das políticas públicas propostas no plano da atual gestão para a Agricultura e Interior do município, realizamos reuniões com os agricultores e moradores da zona rural, para ouvir as suas expectativas em relação ao governo municipal. Entre as muitas questões debatidas, apontou-se unanimemente, como prioridade, a necessidade de recuperação das estradas vicinais”, justifica o secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão.

“Neste momento, estamos atuando em diversas frentes de trabalho, sendo que, para 2019, nossa previsão é alcançar outros 300 quilômetros com esse trabalho”, complementa Valladão. Entre as próximas regiões a serem contempladas, segundo ele, estão Cafundó, Santa Fé de Cima e Santa Fé de Baixo, Itabira e Tijuca.

Mais atividades de destaque

A Semai conclui este ano com diversas outras atividades bem-sucedidas, como o programa de hora-máquina (preparo do solo, plantio, silagem, terraplenagem, transporte); construção de barragens e caixas secas (recuperação de áreas degradadas); ampliação e organização das feiras do produtor; construção de 17 casas de Monte Alegre, projeto para edificação de outras 26 e conclusão da estação de tratamento de água da comunidade quilombola; realização da Exposul 2018 e entrega de pontes na Gruta e em São Bartolomeu.

Também se destacaram: treinamento de produtores para certificação da produção de produtos orgânicos; assessoramento e entrega das novas instalações à Associação de Apicultores; assessoramento para reorganização da Associação de Piscicultores; assessoramento aos produtores de ovos caipira e acompanhamento a mais de 40 agroindústrias pelo Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal.

Projetos em andamento

A Secretaria de Agricultura e Interior ressalta, ainda, projetos em andamento, cuja execução será iniciada em breve, como a construção de extensões de rede de água tratada para atendimento a sete comunidades rurais; instalação de torres de telefonia celular e internet em seis comunidades; construção de barragem no Rio Floresta de Burarama (parceria com o Governo do Estado), com capacidade para reservar até 100 milhões de litros de água; e a reconstrução do Parque de Exposição.

Turismo Rural

Também neste ano, a Semai iniciou um trabalho focado no turismo rural, com ações de seleção e treinamento de produtores das comunidades de Independência, Boa Vista e Alto São Vicente para realização de empreendimentos, como pousadas, cafeterias, lanchonetes, restaurantes, caminhadas a cavalo, produção de flores e frutas, eventos religiosos e outros, além de orientações para desenvolvimento de atividades integradas de lazer, esporte e cultura (rampa de voo livre, rapel, escalada, trilhas, caminhadas, ciclismo e arvorismo).

Para 2019, estão previstos a pavimentação com PAVI-S e paisagismo de seis quilômetros da Serra de Alto São Vicente e lançamento do Edital do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, para apoio a projetos de infraestrutura de turismo rural.

Novas máquinas

Também de acordo com o balanço anual da Secretaria de Agricultura e Interior, foram recuperadas duas patrol e adquiridos, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, duas retroescavadeiras, um caminhão-pipa e uma roçadeira hidráulica. Neste ano, a Semai recebeu da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) uma patrol, uma retroescavadeira e um caminhão-pipa.