Mais de 400 pessoas atendidas em ação de saúde no Centro

Muita gente aproveitou para colocar o cartão de vacinação em dia

“Senhora, a sua glicose está alterada, precisa fazer uma consulta mais detalhada com um médico,” foi o que ouviu Luziana Aparecida Dutra, 53, ao término do teste de glicemia, um dos serviços oferecidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus), na manhã desta quinta-feira (28), na praça Jerônimo Monteiro, Centro.

Promovida em referência a datas comemorativas deste mês – Dia Internacional da Mulher (8), Dia Nacional de Combate a Tuberculose (24), Dia Mundial da Prevenção do Câncer do Colo do Útero (26) e Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31) -, a ação conjunta atendeu a mais de 400 pessoas, de acordo com a Semus.

O principal objetivo era chamar a atenção da população sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças. Além do teste de glicemia – que mede o nível de açúcar no sangue e monitoramento de diabetes -, foi realizado, também, o de HIV. Aferição de pressão arterial, atendimento psicológico e vacinas como a antitetânica,  contra hepatite B, febre amarela e a tríplice viral para os adultos foram outros serviços oferecidos.

“Além de oportunizarmos esses atendimentos preventivos à população, demos visibilidade aos serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde, muitas vezes desconhecidos. Atendemos muitas pessoas e vimos, também, como ações como esta ajudam a quem, muitas vezes, não dispõe de tempo parair às unidades”, avaliou a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Tuberculose e tabagismo

Pessoas com suspeita de tuberculose e fumantes que desejam deixar o cigarro também foram atendidos pelos profissionais dos programas de saúde voltados a esse públicos.

Especificamente para as mulheres, teve palestra sobre o câncer de colo do útero e, ainda, uma aula de dança com profissional de educação física, para alertá-las sobre a importância da prática da atividade física.

Alimentação saudável

Já professores e alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, parceiro do evento, ofereceram orientações para pessoas com sobrepeso e um bate-papo sobre alimentação saudável.

A Luziana, que descobriu que sua taxa de glicose estava elevada, fez questão de participar da palestra. “Nunca imaginei que poderia ter diabetes.  Não consumo doces e achei que estava livre disso. Porém, a nutricionista explicou sobre o açúcar em outros alimentos que eu nem sabia que tinham”, disse.

“Apresentamos os 10 passos da alimentação saudável, preconizados pelo Ministério da Saúde, para orientar sobre o consumo correto de frutas e alimentos. Ainda trouxemos alguns alimentos para mostrar a quantidade de açúcar e sal que é ingerida despercebidamente no dia a dia”, explicou a professora do curso de Nutrição da São Camilo, Natália Nogueira.