Recuperação econômica

Mais de 5,6 mil pessoas visitaram a Feira de Negócios de Cachoeiro

Evento foi realizado de 25 a 28 de agosto, no parque de exposição
Foto: Márcia Leal/PMCI

Durante os quatro dias da 15º Feira de Negócios e Agroturismo e Semana do Comércio e do Empreendedor de Cachoeiro de Itapemirim, mais de 5,6 mil pessoas visitaram o evento, no Parque de Exposição do Aeroporto.

Realizada de 25 a 28 de agosto, a feira contou com uma programação diversa e gratuita, com ações de apoio a segmentos econômicos e atividades de formação profissional.

Participaram do evento, como expositores, 31 artesãos, 22 trabalhadores da área de varejo e 12 da agroindústria.

Jairo Rosário, artesão cachoeirense que faz arte medieval em madeira, como escudos, espadas e super-heróis, participou pela primeira vez da Feira de Negócios e aprovou.

“Consegui divulgar bastante o meu trabalho, ganhei seguidores na minha página e muitas pessoas que passaram pelo meu estande gostaram das artes. Estou muito satisfeito”, afirma.

Capacitação

Mais de 200 pessoas participaram, presencialmente, das 14 palestras oferecidas durante o evento, sobre diversos temas, como: gestão de vendas, autodesenvolvimento e carreira profissional, vendas por aplicativos, delivery, educação financeira e artesanato competitivo.

“Participei de um workshop e achei a experiência maravilhosa, pois consegui entender melhor sobre a realidade do empreendedorismo. É importante participar para ampliar conhecimento referente ao mercado de trabalho. Gostei bastante”, ressaltou Fernanda Alves dos Santos.

Além disso, as palestras e outras atividades da feira foram transmitidas on-line e tiveram 738 visualizações nos quatro dias de evento.

Balcão de Empregos

No Balcão de Empregos, foram realizados 444 atendimentos, entre encaminhamentos para entrevistas de emprego, cadastro e atualização de cadastro no Sine, carteira digital, informações gerais e entrada no seguro-desemprego.

Também marcaram o evento atividades como sorteio da campanha “Nota Fiscal Premiada de Produtor Rural”, o lançamento do programa Oportuni (com foco na inserção de jovens no mercado de trabalho) e a assinatura do termo de adesão de Cachoeiro ao programa Cidade Empreendedora.

Houve, ainda, o 8º Mutirão de Negociação de Dívidas, organizado pelo Procon de Cachoeiro, que foi encerrado com negociação de R$ 1,75 milhão em dívidas. Foram feitos 1.071 atendimentos, que possibilitaram a redução de R$ 612.529,76 (35%) do valor total dos débitos.

A 15º Feira de Negócios e Agroturismo foi uma parceria entre a Prefeitura de Cachoeiro e a Acisci, e contou com o apoio do Sebrae-ES e do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

“A realização da Feira de Negócios veio em boa hora, pois já podemos ver pequenos sinais de recuperação econômica. O evento trouxe uma sinergia no fomento das atividades, incentivando os empreendedores, através das diversas atrações que contribuíram para movimentar e aquecer diferentes setores”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Clique para conferir mais fotos do evento