Mais de 6 mil adolescentes estão com segunda dose contra a Covid-19 atrasada

Esquema vacinal só fica completo com duas doses ou vacina de dose única
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro de Itapemirim, mais de 80% dos adolescentes de 12 a 17 anos tomaram a primeira dose contra a Covid-19. Entretanto, 6.773 pessoas desse público estão com a segunda dose da vacina contra atrasada.

Desse modo, os adolescentes estão sem o esquema vacinal completo, o que os deixa mais vulneráveis à infecção. Além disso, o passaporte vacinal já está se tornando uma exigência para a participação em eventos e realização de viagens.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde). Na hora de se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF. No caso dos adolescentes, também é necessários estar acompanhado por adulto.

Dose de reforço em idosos

No município, também existem cerca de 8 mil idosos com dose de reforço em atraso, apesar de mais de 70% desse público já ter tomado as três doses.

“Pesquisas apontam que as três doses são eficazes para evitar casos graves óbitos decorrentes da variante Ômicron, que tem causado aumento no número de casos em vários países. Isso torna ainda mais importante que toda a população esteja devidamente vacinada. Nossas unidades de saúde estão abertas para atender durante toda a semana, e estamos colocando pontos de vacinação itinerante em diversos locais”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.