Campanha de vacinação

Mais de 700 pessoas já receberam segunda dose contra Covid-19 em Cachoeiro

Residentes em lares de idosos e seus cuidadores já foram todos vacinados
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim realizou, até a tarde desta sexta-feira (19), 734 aplicações da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Entre os que foram vacinados pela segunda vez, estão 599 trabalhadores da saúde e 135 residentes e cuidadores das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs).

Nas ILPIs, a vacinação foi concluída. Atualmente, os vacinadores percorrem hospitais e unidades de saúde do município para aplicar a segunda dose nos funcionários da área, levando em conta as datas estabelecidas nos cartões de vacina de cada um. O mesmo vale para os idosos acima de 90 anos já vacinados, que receberão a segunda dose, no devido tempo, em suas próprias residências.

Cachoeiro recebeu 2.248 doses de vacina anticoronavírus do governo estadual para realizar a segunda aplicação, que teve início na quarta-feira (17). Mais doses deverão ser repassadas ao município no início da semana que vem.

Para a primeira aplicação, o município recebeu 6.666 doses. Dessas, 5.387 já foram aplicadas em profissionais de saúde e idosos e cuidadores de ILPIs (95% das doses recebidas para esses públicos) e 709 em idosos a partir de 90 anos (68% das doses recebidas para esse grupo).

“Nossas equipes de vacinadores estão se deslocando até os locais de trabalho ou residência do público-alvo para evitar aglomeração e deslocamentos desnecessários, preservando, assim, a segurança de todos”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Domiciliar

A Semus também está dando continuidade à vacinação domiciliar de pessoas com mais de 90 anos. Para localizar as pessoas desse grupo, foi feito um levantamento junto às equipes da Estratégia Saúde da Família do município.

Responsáveis por idosos dessa faixa etária ainda não vacinados também podem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer o cadastro e solicitar a vacinação do idoso – confira a lista de UBS e pontos de apoio do município na página da Secretaria Municipal de Saúde.