Mais de 800 trabalhadores do comércio de Cachoeiro foram testados para Covid-19

Testagem continua segunda (24) e terça-feira (25), na Semdec
Foto: Márcia Leal/PMCI

Neste mês de maio, a Prefeitura de Cachoeiro tem realizado testes rápidos para identificação da Covid-19 em trabalhadores do comércio. Até o momento, 866 pessoas foram testadas e 33 tiveram resultados positivos, o equivalente a 4%.

A testagem é realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a partir do agendamento feito por profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), e conta com o suporte do ônibus da Saúde.

Todos os que positivaram foram encaminhados para avaliação clínica no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), referência para casos de Covid-19 no município, e orientados a cumprir isolamento social, por 14 dias, sob monitoramento da Semus.

Familiares que moram na mesma casa desses comerciários também foram testados. A equipe da Semus, em todos os casos, alertou sobre as medidas de prevenção para evitar o contágio domiciliar.

Nesta semana, a testagem foi realizada na segunda (17) e na terça-feira (18), no pátio de um supermercado no bairro Coronel Borges, e na quinta (20), no estacionamento de um estabelecimento no Gilberto Machado.

Para a próxima semana, a ação ocorrerá segunda (24) e terça-feira (25), no pátio do Museu de Ciência e Tecnologia, sede da Semdec.

“A testagem da Covid no comércio tem uma importância fundamental. Na medida em que detectamos o trabalhador contaminado, ele retirado, temporariamente, da atividade e isso impede a possibilidade de transmitir o vírus para outros colegas e para o consumidor. Ele passa a ser monitorado e seus familiares também são testados, e esse procedimento impede a continuidade do contágio”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli.

“A testagem rápida nos ajuda a começar o tratamento dos casos positivos de forma antecipada, quebra a cadeia de transmissão do vírus e, com isso, nos possibilita salvar vidas”, reforça o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A Semdec esclarece que os trabalhadores de lojas localizadas nos bairros de Cachoeiro podem entrar em contato por meio do telefone (28) 3155- 5223, caso tenham interesse em realizar o cadastro. Uma equipe da secretaria realiza o cadastro, durante a semana, dos comerciantes das lojas, shoppings, galerias e centros comerciais.

Resultado em 15 minutos

Estão sendo usados, na ação, testes rápidos de captura de antígeno (TRAg), que apresentam resultado em cerca de 15 minutos e têm precisão de mais de 90%. O objetivo da Prefeitura de Cachoeiro é de ampliar o acesso gratuito aos testes de Covid-19, o que ajuda no mapeamento da doença e possibilita a interrupção da cadeia de transmissão do vírus, a partir do isolamento domiciliar de quem testa positivo.