Mais de mil já participaram de oficinas do projeto Novos Talentos

Aulas gratuitas de bordado e violão são oferecidas por meio da iniciativa

Nesta semana, mais 100 moradores de Cachoeiro concluíram oficinas culturais oferecidas pelo projeto Novos Talentos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). Assim, já são mais de mil as pessoas – crianças e jovens, majoritariamente – atendidas por essa iniciativa, em menos de dois anos de atividades.

O encerramento de mais um ciclo do projeto foi marcado pela participação dos alunos, na quarta-feira (26), no evento de reabertura da Casa da Memória, recém-restaurada pela administração municipal.

Os jovens atendidos nas aulas de violão abrilhantaram uma contação de história, tocando seis canções infantis e tornando o momento ainda mais lúdico e atrativo. Já os alunos das aulas de bordado expuseram peças que confeccionaram, mostrando ao público presente o que aprenderam no projeto.

“É gratificante para nós, da Semcult, vermos a felicidade dos jovens que estão se apresentando e dos responsáveis, familiares e amigos, encantados com o resultado final. Trabalhamos, incansavelmente, levando arte para cada um deles porque acreditamos que é o caminho para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária e honesta. É com isso que o projeto Novos Talentos trabalha dentro de sala de aula, através do olhar da arte”, ressalta a coordenadora de Artes da Semcult, Amanda Malta.

O objetivo do Novos Talentos é proporcionar aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades artísticas. Atualmente, o projeto oferece oficinas de bordado e violão, com aulas semanais na Casa de Cultura Roberto Carlos e no Centro Operário.

“Com o Novos Talentos, constatamos que, por meio da educação artística e do incentivo a ações culturais, de fato, é possível transformar realidades e vidas”, salienta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.