Atualização de dados

Mais de mil servidores já foram atendidos no censo previdenciário

Atendimento presencial deve ser agendado on-line
Foto: Montagem/PMCI

O Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) já está realizando o censo previdenciário dos servidores públicos municipais efetivos para atualização de sua base cadastral. Até o momento, já foram realizados 1013 recadastramentos de segurados, o que representa um total de 28% do público-alvo da ação, estando acima da meta prevista para o período.

A participação é de caráter obrigatório para todos os segurados do Ipaci: servidores dos Poderes Executivo (incluindo a Administração Indireta) e Legislativo, titulares de cargo efetivo, ativos, aposentados, pensionistas, licenciados ou cedidos pelo Município a outros órgãos e poderes.

Para o atendimento presencial, é necessário fazer agendamento, que permanecerá aberto até o dia 12 de abril, pelo site www.agendacenso.com.br/ipaci, acessível também via portal da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). Nas páginas, também estão disponibilizados os formulários que precisam ser preenchidos com antecedência (clique aqui para baixá-los). A orientação do IPACI é para que os servidores agendem o atendimento o quanto antes, para que o cronograma do censo seja cumprido com fluidez.

O atendimento presencial acontecerá até o dia 13 de abril, na avenida Pinheiro Júnior, 166, bairro Ibitiquara (próximo à Ponte Municipal). No momento do recadastramento, o segurado deverá estar munido de toda documentação constante no Anexo I do Decreto 31253/2021.

Segundo as orientações do Ipaci, é muito importante que, uma vez realizado o agendamento, os servidores municipais não faltem ao atendimento presencial, para não ocasionar atrasos no calendário do censo previdenciário.

Dúvidas sobre o procedimento poderão ser sanadas por meio dos telefones 28 99923-3919 e 28 3155-5364.

Por que o censo previdenciário é importante?

Os dados coletados e digitalizados durante o Censo Previdenciário serão utilizados para atualizar o as informações dos servidores, em atendimento às exigências dos Órgão de Controle e legislação vigente acerca da matéria, além de contribuir com a gestão previdenciária municipal e para disponibilização dos dados através do Sistema Integrado, com oferta de diversos serviços aos servidores municipais através de plataforma eletrônica.

Entre as vantagens do novo sistema, está a possibilidade de realização de diversas ações pela internet, sem necessidade de deslocamento do segurado até o Ipaci, como recadastramento anual de dados. Por meio do aplicativo, os segurados também poderão fazer a simulação de benefícios (como regras de aposentadoria) e, no caso dos aposentados e pensionistas, prova de vida por meio de biometria facial.