Ilha da Luz e Gilberto Machado

Mais duas feiras livres da agricultura voltam a funcionar em Cachoeiro

Feira do Servidor terá formato diferente, para reduzir riscos de aglomeração
Foto: Márcia Leal/PMCI

Mais duas feiras livres da agricultura familiar estão de volta em Cachoeiro. Nesta semana, será retomada a “Feira do Servidor”, às terças e sextas, a partir das 17h, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz. Na semana passada, foi retomada a do bairro Gilberto Machado, que ocorre às quintas, a partir das 16h, na praça localizada na avenida Cristiano Dias Lopes.

Nelas, é possível encontrar produtos frescos, trazidos direto do campo para a cidade, sem intermediários. Verduras, frutas, legumes, incluindo alimentos orgânicos produzidos dentro de uma lógica socialmente responsável, além de produtos da agroindústria familiar, tais como pães, queijos, biscoitos, embutidos, mel, doces, geleias e salgados.

Além dessas, outras duas feiras voltaram a funcionar há duas semanas: a que acontece no Independência (largo da Matriz velha), às quartas, a partir das 5h, e a do Nova Brasília (em frente ao ginásio), aos sábados, no mesmo horário.

Todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas, incluindo o uso de máscaras por todos, um maior distanciamento entre as barracas, a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos pelos feirantes e a necessidade de manter o isolamento social, evitando aproximações desnecessárias.

O resultado dessas ações foi positivo. “Avaliamos que os feirantes e compradores estão cumprindo as medidas e decidimos, então, manter nossa programação de reabertura desses outros dois canais de comercialização de produtos da agricultura, que são importantes para a geração de trabalho e renda no campo”, informa o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda.

Novidades na Feira do Servidor

Para garantir a volta da “Feira do Servidor”, com maior segurança sanitária, a Secretaria Municipal de Agricultura passará a adotar um novo critério de funcionamento. Os 1388 servidores beneficiários do tíquete-feira serão divididos em oito grupos. Eles deverão ir às compras, apenas no dia indicado, que será informado pela secretaria em que estão lotados.

Os servidores deverão usar todo o valor dos tíquetes de abril e maio, somados, ou seja, R$ 200, na data marcada pela Prefeitura. Dessa forma, será possível retomar o atendimento, com risco reduzido de aglomerações, pois apenas cerca de 175 servidores participarão de cada feira.