Combate ao Aedes aegypt

Mais quatro bairros serão atendidos nesta semana pelo carro fumacê

As aplicações são realizadas das 17h às 21h
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta semana, o serviço de carro fumacê realizará aplicação espacial de inseticida em mais quatro bairros que registram casos de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt.

O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da equipe de Vigilância Ambiental. Com objetivo de eliminar os possíveis focos dos insetos adultos, as aplicações são feitas das 17h às 21h nos locais definidos. Somente em caso de chuva, as aplicações são canceladas.

O serviço de carro fumacê atenderá ao bairro Aquidaban, nesta segunda-feira (14); na terça (15), o bairro Estelita Coelho Martins será contemplado; na quarta (16), Nossa Senhora Aparecida receberá a ação; na quinta (17) para finalizar, será a vez do bairro Basileia.

“É importante também contar com ajuda da população, eliminando os possíveis focos. Não deixar água acumulada em recipientes em casa é uma das medidas. Devemos unir forças para diminuir a proliferação desse mosquito”, afirma a secretária municipal de Saúde em exercício, Alexandra da Penha Araújo Cruz.

De acordo com a Semus, neste ano, já foram confirmados 3.051 casos de dengue, 1.955 de chikungunya e 86 notificações de Zika. Os três bairros com maior número de casos destas doenças são Zumbi, Coramara e Gilson Carone.

Cuidados

É importante a eliminação de pneus sem uso, lixo e outros objetos que possam se tornar possíveis recipientes de água parada. Também é necessário verificar, regularmente, vasos de planta; cobrir, corretamente, as caixas d’água; fechar ralos pouco usados com plástico ou jogar água sanitária nesses locais, duas vezes por semana.