Mais tempo para inscrição no concurso de café conilon

Novo prazo para participação vai de 6 a 30 de setembro

O prazo de inscrições para o 7º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Conilon foi alterado. Elas serão realizadas no mês de setembro, do dia 6 ao dia 30, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, localizada à rua Agripino de Oliveira, 60, bairro Independência.

A mudança ocorre para permitir que mais cafeicultores concorram, pois há propriedades em que a colheita atrasou e deverá ser feita nas próximas semanas. No entanto, os já inscritos dentro do primeiro prazo dado pelos organizadores – 06 a 30 de agosto – continuarão participando, sem nenhum prejuízo.

Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), o evento tem como objetivo incentivar os agricultores cachoeirenses que produzem cafés conilon de qualidade, além de promover uma cafeicultura sustentável.

As amostras dos cafés cadastrados serão coletadas nas propriedades até o dia 11 de outrubro e julgadas mediante os critérios contidos no decreto número 28.667, publicado dia 27 de junho de 2019, no Diário Oficial do município. Os produtores das 10 melhores classificadas receberão visita de técnicos e responderão a um questionário de sustentabilidade.

Aos cinco primeiros colocados, serão distribuídos R$ 18 mil. O vencedor levará R$ 8 mil, já o segundo, R$ 4 mil. O terceiro, quarto e o quinto lugares serão premiados, respectivamente, com R$ 3 mil, R$ 1.750 e R$ 1.250. Além disso, haverá um bônus, que vai variar de R$ 1.250 a 7 mil, conforme a pontuação conquistada após uma avaliação sensorial.

“Este concurso tem a finalidade de incluir o município de Cachoeiro no seleto grupo dos Cafés de Qualidade, neste caso, do conilon. Nossa expectativa é classificar pelo menos um cafeicultor para participar no concurso nacional Coffee of the Year, em Belo Horizonte”, conta o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Inscrições
Os interessados em participar do concurso devem apresentar o Talão de Produtor Rural atualizado, no ato da inscrição. O regulamento do concurso e mais informações podem ser obtidos pelo telefone (28) 3155-5359 ou na sede da Semai.